Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Restaurante

Renovada, Casa Europa reabre com ar rústico, do interior da Itália

No restaurante, são preparadas conservas e massas frescas; as pizzas e os pães são feitos no forno a lenha

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

Depois de passar por várias fases, mudar de donos e de nome e fechar, a Casa Europa renasceu no início do mês. Com nova direção, nova cara, mas novamente italiana, como quando abriu como restaurante 25 anos atrás.

Reformada, ganhou mais madeira, mais espaço (o andar de baixo, que era de serviço, virou um salão com loja) e um jeito mais rústico, de interior de Itália, com o cheiro do forno de lenha no ar.

A renovação foi dirigida por Luis Felipe (Ipe) Moraes, 47, no ramo desde que abriu o bar Flamingo de 1993 --hoje ele participa da Adega Santiago, da Taberna 474 e do Bottagallo. A ele juntou-se o irmão Carlos Moraes, dono do ponto, com investidores.

Na nova Casa Europa são preparadas desde conservas e massas frescas a pães e pizzas, estes no forno a lenha. As conservas são feitas em azeite e ervas e podem ser de sardinha, atum e cogumelos, entre outras. Sinto falta de um toque de acidez, mas casam bem com o pão tostado.

Há ainda uma seção de crostini, como o de abobrinha grelhada e presunto San Daniele; e outra de saladas, como a de camarão na lenha.

A cozinha está a cargo do chef paulista Felipe Grecco, 32, formado na Espanha e com passagem por restaurantes franceses em São Paulo e pelas cozinhas da Cia. Tradicional de Comércio (que inclui Bráz, Astor, Pirajá). Desde 2012, também é chef do Bottagallo e da Adega Santiago.

Na Casa Europa, têm destaque as boas massas caseiras servidas com opções de ragu. Na Emilia Romagna esses molhos costumam ser mais densos, menos líquidos e abundantes do que se popularizou fazer aqui no Brasil, mas a Casa Europa tende mais para o jeito brasileiro.

Embora os prefira mais italianados, são saborosos: podem ser à bolonhesa, de costela ou de rabada, bem untuosos; e de coelho.

Da cozinha saem também outras massas (como pappardele com o leve molho de lascas de bacalhau, alho-poró, azeitonas e tomate); e carnes como a paleta de cordeiro com couve-de-bruxelas e batatinhas. Como sobremesa, não deixaria de faltar o cremoso tiramisù.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página