Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica restaurante

Atmosphere passa de café a bistrô

Daniel Marenco/Folhapress
Escalope de filé-mignon é servido com molho de queijo brie e ravióli de mozarela na manteiga no restaurante Atmosphere
Escalope de filé-mignon é servido com molho de queijo brie e ravióli de mozarela na manteiga no restaurante Atmosphere

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

O cardápio reduzido, a delicadeza do couvert e a liberação da taxa de rolha são pontos a favor

E o que era para ser um café para viver principalmente de dia, rapidamente mudou de caráter, já nos primeiros meses de funcionamento.

Essa é parte da história do Atmosphere, que se tornou um bar e bistrô (ainda mantendo seu funcionamento como café ao longo do dia), na região do Portal do Morumbi, em São Paulo.

Com uma decoração agora mais quente, com algumas mesas externas na área lateral e salão envidraçado para fora, o Atmosphere é uma alternativa mais intimista diante da crescente opção de restaurantes na mesma rua.

Ele nasceu em abril, como um café com sanduíches e pratos rápidos, como saladas e omeletes -que ainda estão em cartaz. Depois da reforma, ampliou a oferta de bebidas e petiscos de bar e pratos.

Os donos são os paulistas Anderson Luiz Padovan, 32, da área de hotelaria, e Silvio Vaz Sallowicz, 44, empresário de turismo e eventos. A cozinha fica sob o comando do chileno Patricio Quiroz, 32, com experiência em hotéis e cassinos do Chile e Argentina, no Brasil desde 2010.

O ambiente moderno, pequeno e jeitoso é atraente. O cardápio reduzido, a delicadeza do couvert, a gentileza de anunciar, em letras grandes no cardápio, que não cobra rolha, contam a favor.

Mas a cozinha é desigual e inspira cuidados. Da pequena oferta de pratos, há ideias simples, mas atraentes. Para o padrão de conforto e serviço, não é nada caro.

CREPES

Como num café parisiense, há uma seção de crepes e omeletes, como a de queijo gruyère, crocante de bacon e alho-poró (nada com a cremosa umidade de uma grande omelete, mas ao menos assada por igual).

Há quatro massas, entre as quais os tortelloni de alcachofra com tomates frescos, azeitonas pretas e alcaparras; e risotos de bom preço, como o de camarão com alho-poró e gengibre (por R$ 26, feito com arroz italiano).

O breve cardápio segue com três peixes, como o filé de robalo com molho teriyaki e fettuccine ao molho de limão-siciliano; e três pratos de carne, como escalope ao brie com ravióli de mozarela na manteiga. Também são poucas as sobremesas, como a torta de limão-siciliano.

Ao longo da refeição, notam-se problemas, como molhos que têm bom sabor, mas chegam aguados à mesa e não conseguem aderir às massas. Um desperdício (não é difícil deixar no fogo apurando alguns minutos mais).

Ou comida que chega fria à mesa (mesmo num momento tranquilo do serviço, com poucos clientes), um inconveniente que pode destruir o prazer da refeição -e que pode ser facilmente evitado.

-

tel. 0/xx/11/3743-6039

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.