Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Restaurante

Leitão crocante é especialidade de português na Vila Olímpia

Restaurante também tem boas receitas com bacalhau e polvo e um empório

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

Um dos pratos mais emblemáticos de Portugal, e que deixou marcas na culinária brasileira (o leitão pururuca), ganhou um representante de peso em terras paulistanas: o leitão da Bairrada, prato de resistência do novo restaurante Rancho Português.

As outras casas portuguesas dos mesmos proprietários são dedicadas a outro ícone lusitano, o bacalhau. Mas aqui é servido o suíno que sequer está no cardápio dos demais.

Os sócios são os irmãos portugueses Antonio Eduardo Rocha Alves, 77, e Manoel Rocha Alves, 75, que vieram para São Paulo em 1946.

Eles conheceram o paulista Ademar do Carmo no Recife e, há 23 anos, fundaram o rodízio Barbacoa em São Paulo. Depois surgiram participações em outras sociedades, como a rede America e o Due Cuocchi Cucina.

Fundaram também, na beira da estrada em São Paulo, os restaurantes Rancho 53 e Manjar do Marquês, nas rodovias Castello Branco e Washington Luís, respectivamente --ambos tendo como estrela o bacalhau.

A nova casa lembra a primeira: enorme, rústica, com um snack bar na entrada. No salão, alguns dos bons ex-funcionários do extinto Antiquarius. À mesa, reina o leitão à bairrada.

Ele vem de um fornecedor que cria os porcos para a casa; e é feito em fornos especiais trazidos de Portugal, assim como um assador que trabalhava numa das principais casas especializadas do país.

Os fornos não são de lenha, são elétricos, mas, manejados com habilidade pelo assador, cumprem a função. O leitão que vem à mesa não é nada rústico: vem fatiado em pedaços pequenos, com carne macia e a crosta fina e uniforme.

O que fica agressivo é o molho, feito apenas com a marinada usada no assado, muito ácido --mas vem à parte.

O bacalhau da casa também vale a pena. O único feito na grelha tem problemas, por ressecar nas extremidades (é o bacalhau a Narciso, em postas, com azeite, alho, cebola, salsinha e pimentão).

Mas há opções de postas ensopadas (à espanhola, com cenoura, grão-de-bico, batata, molho de tomate, salsinha, pimentão e alho); e ao forno (como o bacalhau a lagareiro, assado com cebola, batatas, brócolis, pimentão, alho, salsinha e azeitonas).

Também vale a pena o polvo a lagareiro e, como entrada, os bolinhos de bacalhau e a alheira à Mirandela.

As sobremesas são as convencionais, como o pastel de nata ou, para os fortes, a rabanada ao vinho do Porto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página