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Cafés a um clique

Em compras pela internet, consumidor pode optar por diferentes tipos de moagem, de origens e variedades de grãos

JANAINA FIDALGO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comprar cafés especiais já foi uma tarefa desafiadora. Até o consumidor de grandes centros urbanos padecia para encontrar grãos de diferentes procedências, moídos adequadamente para o método de preparo escolhido e que não estivessem há meses envelhecendo na prateleira.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico de grãos especiais tem se fortalecido e está transformando o cenário.

Morar numa cidade longínqua já não é mais motivo para tomar uma bebida de baixa qualidade. Alguns cliques separam o consumidor de boas xícaras, preparadas com grãos entregues em casa.

À parte a praticidade de sentar diante do computador, escolher o produto e finalizar a compra em até cinco minutos, outra grande vantagem no e-commerce de café é a possibilidade de receber um produto fresco, em geral torrado dois ou três dias antes de ser enviado (esta, aliás, é a primeira questão a checar antes de apertar o botão de "finalizar a compra").

"Raramente compro no mercado, pois não é fácil encontrar torras recentes", diz o funcionário público Márcio Carneiro, que há quatro anos aderiu às compras pela internet. "Fui motivado pelo desejo de provar alguns cafés de torrefadores que só vendiam on-line, como o Ateliê do Café e o inglês Square Mile."

Um dos pioneiros no comércio eletrônico por aqui foi o Ateliê do Café, microtorrefação da Fazenda Daterra, em Patrocínio (MG). Do Grupo DPaschoal, há sete anos eles torram sob encomenda -cerca de 3.000 quilos por mês. Há oito "blends" fixos e esporadicamente edições limitadas. "A torra fresca garante o sabor e o aroma de cada café. Uma torra velha prejudica até os melhores 'blends'", diz a diretora da marca, Isabela Pascoal. "A venda on-line permite também customizar a moagem."

Além de escolher grãos moídos para o preparo de café turco, prensa francesa, italiana, coador, Hario, Chemex e Aeropress, os clientes que comprarem acima de 1,5 kg a partir deste ano podem decidir também o tipo de torra (mais clara ou mais escura).

Nem todos os torrefadores são produtores. O barista Leo Moço garimpa grãos especiais Brasil afora, torra em Curitiba e despacha para o país todo. Um deles é o frutado ao quadrado, "blend" de bourbon vermelho, catucaí e mundo novo produzidos na Fazenda Santa Terezinha, em Paraisópolis (MG).

No começo do ano passado, a barista Isabela Raposeiras ampliou seu negócio ao colocar no ar a loja virtual do Coffee Lab, cafeteria na Vila Madalena. "Recebíamos pedidos constantes de pessoas que não podiam vir aqui. A loja on-line foi uma extensão da nossa gôndola, permitindo que em qualquer lugar do Brasil fosse possível tomar nossos microlotes", diz.

A vontade de chegar mais longe fez os donos do Martins Café investirem na venda online desde o lançamento da marca. "Queríamos que alguém nos confins do Brasil pudesse conhecer a marca e comprar nosso café. Com uma loja física, ficaríamos presos a uma cidade, ou a um bairro", diz Mariano Martins, do Martins Café.

"E frescor, para cafés es-peciais, é muito relevante. Após um ano de torra,

alguns dos aromas mais diferenciados dos cafés especiais, como os florais e frutados, já terão sido perdidos por conta da oxidação."


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