Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nina Horta

Comida faz a alma cantar

Adão trazia jaboticabas para Eva e ela guardava sempre a cabeça do peixe para ele

Começo de ano, vamos começar do comecinho. Deus deu o jardim, a horta, o pomar do Éden para Adão e Eva. Depois falam que a internet tem muita informação. Eles devem ter se abestalhado com tanta coisa e na primeira fome não sabiam nem o que comer, não é verdade?

Poderíamos fazer a experiência de imaginar o que pegaríamos. Noção de veneno não tínhamos ainda. Nem livro de receitas nem cardápio. Juro que não sei o que faria. Todas as frutas com casca, coco tão duro, couve tinha que cortar fininha... Raiz, nem pensar, afundar os dedos recém-feitos no chão sujo, nem...

Talvez essas frutinhas vermelhas.

Adão depois de muita salada feita por Eva deve ter inventado um arpão e o arco e flecha. Coisa que fez Eva bater o pé. "Olha, você caça e pesca, mas limpa o peixe e o passarinho. Ou então come verdura." O homem fingiu que não escutou, mas naquele dia jogou fora, com cara de quem merecia um prêmio, a folha da bananeira que servira de prato.

Coco foi só num dia que estavam saciados e um caiu no chão, perto deles. Ficaram conversando, viram que tinha água, que aquela melequinha de dentro era deliciosamente delicada e começaram assim a se acostumar com comida muito boa.

Alcachofra não dava mesmo, tinha uma flor linda para enfeitar a casa e foi preciso muita fome para que ultrapassassem o cardo espinhudo e chegassem ao miolo.

E aqueles jardins sem fim eram o assunto de Adão e Eva e se comunicavam através dele. Adão trazia jaboticabas para Eva e ela guardava sempre a cabeça do peixe para ele, forma de dizer que sabia que ele gostava e queria vê-lo feliz.

Será que Deus se importava quando comiam carne? Adão e Eva eram predadores, os bichos também, uma história de quem comia quem.

A maçã acabou com a moleza. Tiveram que lutar pelo pão de cada dia, foi um erro crasso, ah, esses dois por causa de uma maçã nos deixaram numa boa enrascada.

Daí por diante foi escada abaixo. E quando o ser humano deu para homenagear Deus todo poderoso com sacrifícios de animais? Previu com sua boa cabeça que logo, logo teria os seus bichos em extinção. Noé tentou evitar isso com sua arca mas não deu conta do recado.

Queremos comer de tudo para ver o gosto, os chefs são pequenos deuses que nos apresentam árvores do bem e do mal, a linguagem da comida foi se sofisticando de um jeito que se tornou a mais poderosa.

Quanto mais elaborada a mesa, mais perigosa. Quem vai ser convidado, quem não vai? Um pedaço de pão e um copo de vinho sobre a madeira tosca podem significar mais amor e intimidade do que o banquete.

Daí, como tudo na vida, a comida foi se tornando uma coisa de todo dia, nem se pensa muito nela por ser obrigatória.

O pai de minha cunhada era um homem muito interessante e chegava num aniversário com uma bela picanha, pão ou uma posta de bacalhau muito escolhida, nunca errou num presente.

Os brindes de aniversário, de festas, para não errar nunca deveriam fazer o mesmo. Dois quilos de coxas ou peixe fresquinho, um peru vivo, três dúzias de ovos, farinha para o feijão. O mais autêntico dos presentes. Comida faz a alma cantar.

ninahorta@uol.com.br

Leia o blog da colunista

ninahorta.folha.blog.uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.