Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

E se só te restasse esse dia?

Ovas de bacalhau, frutos do mar grelhados e ensopado de frango são pratos que chefs gostariam de comer em sua última refeição

ANA KREPP DE SÃO PAULO

O que você gostaria de comer no último jantar de sua vida? Foi essa a provocação que o "Comida" fez a 13 pessoas ligadas à gastronomia brasileira. O resultado foi um mix de pratos preferidos e comidinhas afetivas que remetem à infância e à família.

Tem aqueles que pediriam comida simples, como o pão com ovo de Daniel Redondo (Maní) e o feijãozinho da vó que Renata Vanzetto (Marakuthai) pediria mesmo sem ser fã da leguminosa. Há também os que gostariam de ingredientes mais requintados, como lagosta e as raras trufas brancas.

E você, o que gostaria de pedir?

FELIPE BRONZE
Oro
"Pediria um pouco de cada coisa: alguns sushis extraordinários e jamón Joselito para me lembrar dos momentos simples e mais significativos da minha vida. Um hambúrguer suculento com as melhores batatas fritas da vida para lembrar de como alguns excessos foram necessários e prazerosos. Por fim, um bolo de brigadeiro assustadoramente doce com sorvete, para me levar de volta à infância, onde tudo isso começou."

MARA SALLES
Tordesilhas
"O último prato que eu comeria seria um espaguete ao molho vermelho, porque me conforta. É uma comida que aprendi a comer desde cedo, minha mãe me fazia um macarrãozinho que era uma delícia. Quando você fica doente, vem sempre uma sopinha com um macarrãozinho dentro. Então, o macarrão tem esse carinho. O almoço de domingo em casa é macarrão. Gostaria de comer com a mesa cheia de crianças de diversas idades, porque adoro vê-las comendo e aprendendo a cozinhar."

CARLA PERNAMBUCO
Carlota
"Pediria ou prepararia uma plancha de peixes e frutos do mar grelhados na brasa, acompanhados de um excelente sauvignon blanc da Nova Zelândia, o Cloudy Bay, ou um gewurztraminer alsaciano. Frutos do mar me remetem à praia. Como se trata de um jantar, partimos para um luau à beira do mar, com os pés enterrados na areia, lua cheia, vento morno no rosto, música que se confunde com risadas. Praia para mim é férias, ajuste energético com a natureza. É uma situação que requer dedicação e entrega."

JUN SAKAMOTO
Jun Sakamoto
"Pediria um gohan com karashi-mentaiko, que é um arroz japonês (do bom e bem preparado) com ovas de bacalhau condimentadas. É um prato que me conforta emocionalmente, comeria na casa da minha mãe."

RENATA VANZETTO
Marakuthai
"Seria alguma coisa muito mais ligada à minha história do que ao sabor em si. Algo que me emociona, como a gemada ou o feijão da minha vó. Também pediria a anchova do meu pai. Não acho que sejam os melhores pratos do mundo, mas fazem sentido para mim, lembram os melhores momentos que já tive. Se fosse para escolher apenas um deles, seria o feijão da minha vó, feijão-carioca, supertemperado, cheio de alho, bacon, cebola... e ela põe um pouco de tomate."

DANIEL REDONDO
Maní
"Sou apaixonado por ovo frito com pão. É uma lembrança da minha infância em Girona, na Espanha. Todas as manhãs comia ovo frito com pão, com o meu pai, por isso essa seria a minha última refeição."

CAROLE CREMA
La Vie em Douce
"Eu comeria o fetuccine com manteiga defumada da chef Bárbara Verzola, do restaurante Soeta, que fica em Vitória (ES). Como nem sempre estou lá, ela me manda a manteiga e faço em casa, com uma massa boa. É uma comidinha de alma, mas, por outro lado, o defumado é intrigante, diferente."

OLIVIER ANQUIER
L´Entrecôte d´Olivier
"Eu pediria a lagosta com molho à 'américaine' feito pelo meu pai na França, cujo sabor nunca mais consegui encontrar. Apesar de ser uma receita clássica, cada um tem uma interpretação diferente. Já tentei pedir o prato inúmeras vezes em restaurantes, mas nunca mais consegui encontrar o mesmo gosto."

ROGÉRIO FASANO
Fasano
"Sem dúvida seria um ovo com trufa branca, já que é a grande iguaria da culinária italiana. Seu aroma e seus sabores são inesquecíveis. É o oposto dos azeites trufados, tão em voga hoje e que parecem fabricados pela Shell: um horrível gosto de gasolina. São todos feitos em laboratórios com essência de trufas, o que é péssimo."

ROBERTA SUDBACK
Roberta Sudback
"O frango ensopado com polenta da minha vó simboliza o afago, o aconchego. Remete imediatamente ao conforto da casa. É um prato familiar, daqueles que te abraçam."

THIAGO CASTANHO
Remanso do Bosque
"Uma pescada frita com o peixe muito fresco no óleo novo, com arroz e farofa feita com farinha d'água que eles processam ou peneiram em Ajuruteua, uma praia de Bragança (PA). E fica uma farofa bastante crocante, essa é a grande diferença. Minha infância toda foi lá e até hoje eu me lembro do sabor dessa farofa. Éramos sempre eu, meu pai, minha mãe e meu irmão. Então, se for para morrer, morre todo mundo de uma vez."

RODRIGO OLIVEIRA
Mocotó
"Com certeza pediria uma carne de sol assada na brasa, com arroz e feijão. Ah! E um punhadinho de farinha também. Essa é a refeição preferida das minhas meninas."

THOMAS TROISGROS
Olympe
"Adoraria comer um jabá com jerimum, porque sou viciado em carne seca e esse prato reflete o Brasil, remete às minhas raízes e são ingredientes que eu amo!"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página