Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Ibravin diz que quer 'cotas e não o aumento de impostos'

DE SÃO PAULO

"Chegou a hora de os grandes produtores do Brasil construírem condição para o setor de vinhos finos se consolidar: ou ele se estabelece ou desaparece", diz o diretor do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Paviani.

O Ibravin, em parceria com a União Brasileira de Vitivinicultura, a Federação das Cooperativas do Vinho e o Sindicato da Indústria do Vinho do RS fizeram a petição de salvaguarda ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Mesmo diante das manifestações calorosas que a ação despertou, os peticionários dizem estar "muito seguros". "Não é protecionismo, é uma medida legal, prevista na lei."

Segundo o Ibravin, o pedido é o de que haja restrições quantitativas e não o aumento do Imposto de Importação. "Não é para tirar [os vinhos importados] das prateleiras, o que queremos é participar do crescimento do consumo."

Quem está contra a salvaguarda sugere que haja uma desoneração da carga tributária sobre a produção dos vinhos nacionais. "Estamos trabalhando na diminuição de impostos há anos, com conquistas concretas [caso dos espumantes]", diz Paviani.

E como pedir salvaguarda para um mercado que cresceu 7% de 2010 para 2011? Para o instituto, esse crescimento só permitiu recuperar o que o mercado brasileiro perdeu nos anos anteriores.

Com a Argentina, que não será prejudicada pela salvaguarda e terá a chance de ampliar o mercado no Brasil, "temos o compromisso de estabelecer estratégias conjuntas para o mercado do vinho.

(LF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.