Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A Gourmet - Alexandra Forbes

Tendências gastronômicas mundo afora

A São Paulo de Bourdain

O apresentador americano grava um episódio do seu programa na cidade, com paradas no D.O.M. e Mocotó

TINHA TUDO para ser a missão dos sonhos: contrataram-me para coordenar, por duas semanas, as filmagens do episódio sobre São Paulo do The Layover, O novo programa de Anthony Bourdain.

O ex-chef americano, hoje escritor e apresentador televisivo de enorme sucesso, tem uma legião de fãs que se identificam o com seu jeito descontraído de ser e de viajar.

Na frente das câmeras, enche a cara com chefs famosos, come do bom e do melhor e comenta tudo, garfada a garfada, salpicando palavrões, elogios e esculachos.

Meu papel era sugerir lugares bacanas da cidade que, se aprovados por Bourdain, seriam retratados como sendo as dicas dele para quem visita São Paulo. Mandei a lista dos meus favoritos: Maní, Dalva & Dito, Veloso, Pirajá e a "padoca" da esquina (qualquer uma, para comer pão na chapa e tomar pingado).

Exigências dele, só duas: comer um sanduíche de mortadela no Mercadão (impossível dissuadi-lo disso) e jantar no D.O.M.

Depois de infindável troca de e-mails com a produção, acertou-se a agenda, e Bourdain desembarcou na cidade. Ficou menos de 48 horas. Cercado da equipe de gravação, fez uma passagem relâmpago pelo Mercadão, onde deu duas mordidas no sanduíche do Bar do Mané.

Logo seguiu para o Mocotó, na zona norte, onde almoçou com o chef Rodrigo Oliveira. Se ele gostou? Ora, dá para não gostar daquilo?

O jantar no D.O.M. foi zás-trás: três pratos apenas, antes de o restaurante abrir. Emendou com uns drinques no Ici Bistrô, onde não resistiu às perninhas de rã e à famosa rabanada. No dia seguinte, provou a feijoada da Lana e, depois de repousar num motel, zarpou.

Quem visitou os outros lugares todos que irão aparecer no programa fomos eu e a equipe de filmagem.

Conferimos as dicas do chef Oliveira: o bar do Luís Fernandes e o Frangó. Rodamos belas cenas na pizzaria Castelões e no Lá da Venda.

O programa mostrará uma São Paulo animada e saborosa. Só não será a São Paulo de Bourdain...

NA PRÓXIMA SEMANA, NO "COMIDA":
André Barcinski

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.