Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Bastidores do evento

As velhinhas, o brodo... Ao falar da importância dos laços familiares em sua cozinha, o italiano Massimo Bottura exibiu um filme que mostrava três velhinhas jogando cartas e falando de seus respectivos modos de fazer tortellini in brodo.

...e a vovó assassina Uma delas, sua avó, recusa-se a dividir a receita com as amigas. Então, mata-as com machadadas e, em cenas escabrosas, corta-as em pedaços. Depois de moê-los, recheia com eles seus "travesseirinhos" de massa. O humor negro arrancou gargalhadas e esfuziantes aplausos.

Sorvete de mar Diferentes curiosidades serviram de suporte nas palestras, distribuídas pelos funcionários do evento para a plateia. O pescador Roderick Sloan ofereceu copinhos com água do mar congelada e instruiu: "Tentem encostar os lábios no gelo e deixá-los assim por mais de um minuto". Com isso, mostrou quão gelado é o mar onde ele mergulha em busca dos ouriços-do-mar que captura.

Banana podre O mexicano Enrique Olvera, que falou dos resultados de suas experiências com os estágios da maturação de bananas, presenteou todos com pacotinhos contendo "wafers" feitos de purê de banana podre. Um duo de chefs sino-americanos serviu pedaços de pepino com grãos de pimenta seschuan e garrafas de cerveja Tsingtao.

Formigas e minhocas Os chefs do Nordic Food Lab, o laboratório de pesquisas do restaurante Noma, tentaram convencer o público, formado por chefs, blogueiros, fornecedores e jornalistas, a comer amostras de minhocas e formigas. Eles se inspiraram nas formigas servidas pelo chef brasileiro Alex Atala, do D.O.M., na edição anterior do evento.

Nos intervalos No domingo, o assunto em todas as rodas era onde jantar. Além do Noma, de Redzepi, as reservas mais disputadas eram para o Geranium (de Rasmus Kofoed) e o Relae (de Christian Puglisi).

Casamento O chef David Chang saiu desse último, o Relae, especialmente impressionado. "Estava tudo incrível, mas o que mais me marcou foi o casamento perfeito de cada vinho com cada prato", disse.

Esquadrão de chefs No domingo, muitos chefs jantaram no restaurante Geist, do aclamado Bo Bech. Em mesas diferentes, estavam Fergus Henderson (St. John, Londres), Enrique Olvera (Pujol, México), Alberto Landgraf (Epice, São Paulo), Wylie Dufresne (WD-50, NY), entre outros.

Jantar para boleiros O espanhol Quique Dacosta (do restaurante homônimo, em Denia, no Alicante) levou seu iPad e seus fones de ouvido. Passou o jantar ouvindo o jogo da final da Eurocopa (em que a Espanha ganhou por 4 a 0 da Itália). A cada gol saía informando as mesas próximas. Clima de estádio no jantar.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.