Índice geral Comida
Comida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Receitas de sucesso

Êxito dos livros de Claude Troisgros e Jamie Oliver chama a atenção para o bom momento do mercado editorial voltado à gastronomia

Adriana Lorete/Divulgação
Salada caprese, receita de Claude Troisgros publicada no livro "As Melhores Receitas do Que Marravilha!"
Salada caprese, receita de Claude Troisgros publicada no livro "As Melhores Receitas do Que Marravilha!"

LUIZA FECAROTTA
MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

Há um sabor novo na lista de livros de não ficção mais vendidos no país.

Na metade do último mês de agosto, em meio a biografias e títulos de história, três livros de gastronomia estavam entre os dez mais vendidos no levantamento realizado pela Folha.

A lista é feita a partir de dados enviados pelas principais livrarias e editoras do país.

O top 10 àquela altura incluía "As Melhores Receitas do Que Marravilha!", de Claude Troisgros (selo Globo Estilo, ed. Globo), em quarto lugar. Em seguida, vinha "Pizza do Faustão" (também Globo Estilo), baseado em quadro do programa do apresentador na TV Globo.

Na sexta colocação, aparecia "30 Minutos e Pronto", do chef inglês Jamie Oliver.

Chama a atenção que uma trinca de livros sobre comida tenha integrado o grupo de best-sellers. No ano passado, apenas um lançamento da categoria ascendeu ao topo do ranking no Brasil -e só por uma semana. Foi "Chef em Casa", de Ana Maria Braga (editora Nova Fronteira).

Catorze figuras renomadas do mercado editorial ouvidos pela reportagem -editores, donos de livrarias e pesquisadores- creem que essa tenha sido a primeira vez que três obras da área figuraram, ao mesmo tempo, no top 10.

Na lista mais recente da Folha, aparecem os títulos de Oliver e Troisgros (veja ao lado). "Pizza do Faustão" deixou os primeiros lugares, mas segue com boas vendagens.

EM FOGO ALTO

Nada indica que a alta do filão seja fogo de palha.

A editora Senac, uma das principais do ramo, registrou um aumento de vendas desses livros de 107% nos últimos cinco anos. Segundo a publisher Jeane Passos Santana, a editora já vendeu 800 mil títulos desse segmento.

Mais modesta, a editora Lafonte também tem o que celebrar. O primeiro volume de "Escola de Cozinha - Verduras" vendeu mais de 20 mil exemplares em seis meses. No Brasil, a tiragem média é de 3.000 exemplares.

"Houve aumento de 20% nas vendas desse setor nos últimos três meses. Até o fim do ano, deve chegar a 40%", afirma Diego Drummond, CEO do grupo Escala (Lafonte/Larousse).

Acabou? Não, tem mais.

Em abril deste ano, a editora Globo lançou o selo Globo Estilo, voltado para comida, moda, entre outros temas.

No mesmo mês, a Edições Tapioca abriu com o objetivo de fazer apenas livros da área. Prevê levar 15 títulos ao mercado ainda neste ano.

O Jabuti, o principal prêmio literário do país, lançou a categoria "gastronomia" no ano passado. Para o curador José Luiz Goldfarb, a decisão se deu justamente porque esse é um setor em alta.

O mercado editorial brasileiro encontrou uma de suas receitas de sucesso.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.