Índice geral Comida
Comida
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gastrochatices

Cinco especialistas contam o que pode transformar a sua refeição num desastre: garçons desatentos, couvert imposto à mesa, taxa de serviço acima dos habituais 10% e por aí vai...

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

"Vim aqui procurando um sonho, e ele se transformou num pesadelo." Foi assim que Ruth Reichl, uma das mais respeitadas críticas de restaurante da história do "New York Times", descreveu uma das visitas que fez ao luxuoso restaurante Le Cirque, em Manhattan, nos anos 90.

Na ocasião, ela encarnou uma ex-professora e se disfarçou com uma peruca e um terninho Armani bege, resgatado de uma loja de velharias.

Primeiro, Reichl foi esquecida no bar. Quando finalmente pôde se sentar, foi levada a uma mesa nos fundos. Comeu bem, é verdade. Mas o serviço foi tão ruim que ela teve a noite "arruinada", diz.

Nesta edição, o "Comida" não se disfarçou para avaliar um lugar específico. Mas convidou cinco habitués de restaurantes para saber o que pode azedar uma refeição.

São eles: Alexandra Corvo, colunista de vinhos da Folha; Carlos Alberto Dória, sociólogo; Gisela Brandão, gerente de desenvolvimento de gastronomia do Senac-SP; Josimar Melo, crítico da Folha; e Rosa Moraes, diretora de hospitalidade e gastronomia da Laureate, uma das maiores redes de universidades do mundo. Contaram, a partir de suas experiências, quais são as situações mais irritantes.

Quem gosta de ter sua conversa interrompida por um profissional que vai à mesa completar o seu copo à exaustão? E ter de abanar as mãos para ser notado pelo garçom, que está distraído ou de papo com o colega no salão?

Para os entrevistados, o cliente precisa aprender a dizer "não" -não ao couvert que chega sem ser pedido, não à taxa de serviço quando você é mal atendido, não à reposição insistente de bebida. Pode ser o começo de um movimento que ajudará a educar clientes e restaurantes.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.