Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica / Restaurante

MaxAbdo serve cardápios completos a preços fechados

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

O recém-aberto MaxAbdo Bistrô emana uma interessante atmosfera. O espaço é pequeno, dominado por obras de arte contemporâneas, e principalmente pela visão da cozinha, alva, em contraste com a luz amena da sala.

Parece ser mais um restaurante chique dos Jardins, o que de fato é. Mas o que mais chama a atenção na cozinha (e impossível de não notar, dado seu porte avantajado) é o chef (e dono) Max Abdo.

Ele é o oposto do que se espera de um chef atazanado com a lida de uma cozinha. Está uniformizado como tal, mas parece um gourmet amador compenetrado com o que vai servir aos amigos.

O proprietário, que foi dono de casas bem easy-going em São Paulo (Ficcus Bar, Mas Botequim de Comida), nem parece estar ali para ganhar dinheiro, mas para compartilhar sua diversão.

E essa tranquilidade (ao menos aparente) transparece na comida. Para começar, não parece estressar-se muito um empresário de restaurante que só abre em parte da semana (o almoço é somente de segunda a sexta; o jantar, terça, quarta e quinta).

O menu? Nada de dezenas de pratos que exijam uma logística de louco na cozinha. É somente um menu fixo a cada refeição (claro, se algo não cai bem a um cliente, se providencia uma substituição).

E as receitas nada têm de surpreendentes, de alta cozinha. Parecem todas seguir a um pequeno repertório de gostos pessoais, com alguma interpretação própria, mas nada que sugira grandes pesquisas. Tanto que o único prato que pode ser pedido todo dia, é uma prosaica berinjela à parmigiana.

Não sei se um negócio desses se sustenta como negócio (não é minha especialidade), mas torço para que sim. Dessa forma, os paulistanos poderão frequentar uma casa bonita e elegante para comer com certa cerimônia uma cozinha simples, servida profissionalmente mas com atmosfera quase caseira.

A cada dia terão um menu diferente: orecchiette al pesto; tartar de salmão e atum; camarões grelhados com foie gras; atum grelhado com foie gras e calda de ameixa em cama de pupunha; barriga de porco com purê de maçã verde; boeuf bourguignon com échalotes e batatas no molho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página