Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Expoente do Slow Food, Alice Waters visita hortas em SP

ALEXANDRA FORBES COLUNISTA DA FOLHA

Para a norte-americana Alice Waters, dona do restaurante californiano Chez Panisse e um dos nomes centrais da história da gastronomia mundial, comida e política são indissociáveis.

Ela é vice-presidente mundial da organização Slow Food, que prega a alimentação saudável e a agricultura sustentável.

Convidada da Semana Mesa SP, Alice abriu o evento discursando sobre sua luta contra o fast food nas escolas e as sementes geneticamente modificadas, entre outras causas que abraçou.

"Tem enorme significado falar aqui no mesmo dia em que nós, americanos, estamos escolhendo nosso próximo presidente", disse, ansiosa por saber se seu candidato, Barack Obama, derrotaria Mitt Romney naquela noite, o que, de fato, aconteceu.

Convidada pelo Departamento de Estado norte-americano, ela acompanhou a apuração dos votos no consulado dos EUA, onde foi montado um telão e servido hambúrgueres e Coca-Cola. "Vejam a que ponto chegou o meu país...", comentou, tentando achar um copo d'água em meio aos lanches industrializados.

Alice crê que só os democratas podem ajudar a impedir o avanço daquilo que ela considera "epidemia do fast food". Aliás, foi a chef quem convenceu a primeira-dama Michelle Obama a plantar uma horta na Casa Branca.

Nos EUA, Alice se dedica a um programa que batizou de Edible Schoolyards (pátios de colégio comestíveis). "Inclui a plantação de hortas em escolas e aulas de conscientização ecológica, mas envolve ideias maiores, um esforço para que nossas crianças abracem a cultura slow food."

CONTRA O PLÁSTICO

Curiosa para saber se havia algum projeto parecido em São Paulo, a chef visitou a Horta Educativa, mantida pelo governo estadual no centro da cidade. Lá as crianças fazem atividades extra-curriculares, como cultivar uma horta e preparar saladas.

"Está tudo lindo, só falta agora vocês trocarem estes pratos de plástico por uns de louça, para preservar o meio ambiente", comentou.

Ela foi também à escola-estufa Lucy Montoro, um projeto da prefeitura em Perus, na zona norte de São Paulo.

A jornalista ALEXANDRA FORBES foi corresponsável pela curadoria dos eventos com os chefs dos EUA na Semana Mesa SP e acompanhou Alice Waters durante parte da sua passagem pelo Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página