Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro une histórias do chef Koike e da cozinha nipônica

DE SÃO PAULO

Jo Takahashi tomou emprestada a trajetória e o trabalho do chef japonês radicado no Brasil Shin Koike para desenrolar relatos sobre a história da cozinha nipônica em seu livro "A Cor do Sabor".

O autor sabe do que fala: ocupou por quase 30 anos a diretoria de arte e cultura da Fundação Japão, em São Paulo, e esteve engajado na curadoria das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

No livro, textos curiosos, que passeiam pela cultura oriental com leveza, são escoltados por belíssimas imagens do fotografo japonês Tatewaki Nio.

Surgem temas como a importância das estações do ano na escolha dos ingredientes e na apresentação dos pratos no Japão -ponto martelado com insistência ao decorrer das páginas.

Takahashi também apresenta as características naturais daquele país, como a abundância de água e de produtos marinhos.

ARROZ, SHOYU E MISSÔ

A partir daí, mostra os principais ingredientes que conduzem essa cozinha, apoiada no cultivo de arroz, no shoyu e no missô -essa cozinha que exalta o frescor, com uso incontido de alimentos crus ou quase crus.

Por meio da comida, os relatos caminham pelas mudanças culturais do Japão -como a época em que o porte de espada foi proibido, na segunda metade do século 19, e os artesãos passaram a se dedicar à feitura de facas destinadas, sobretudo, à alta gastronomia.

Surgem ainda personagens como o compositor e cantor Ed Motta em bate-papo com Shin Koike em seu Aizôme e a relação do chef com a ceramista Kimi Nii, que desenvolve peças para melhor acolher as receitas do chef.

(LUIZA FECAROTTA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página