São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2011

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OPINIÃO

'Ninguém para de consumir chocolate'

FLAVIO FEDERICO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Todo mundo gosta de chocolate. Na minha experiência de mercado, vejo que mulher come muito mais chocolate do que homem -e o Brasil tem muito mais mulher do que homem. Mesmo com o calor, ninguém para de comer chocolate.
Neste momento, o mundo está falando de cacau brasileiro. Quem está fora começa a ver o nosso país como um lugar em potencial para receber investimento -se os caras estão crescendo, vamos crescer junto, isso é o básico do que está acontecendo.
Faz 20 anos que defendo os ingredientes brasileiros, e é sempre a mesma coisa: a gente só dá valor para o que é nosso quando alguém de fora dá valor antes. Apesar disso, é importante que de alguma forma esse valor seja dado e isso ajude o nosso país.
O Brasil ainda está na moda e como o chocolate é fácil de trabalhar do que confeitaria, atrai mais investimentos.
Hoje existem máquinas que fazem todo o processo e, se você tiver matéria-prima boa, significa que terá um produto final bom, independentemente de ele ser feito em uma máquina ou à mão.
Hoje o mercado enfrenta um problema crônico de mão de obra no mundo.
A PCB, grande fabricante francesa de acessórios para confeitaria e chocolateria, percebeu isso e resolveu facilitar a vida de todo mundo.
Na França, por exemplo, tem uma empresa que vende macaron pronto, sem recheio. Este é vendido separadamente pela mesma empresa -e é bem-feito.
Os decalques são uma mão na roda para todo mundo. Apesar de caros, eles são uma maneira prática de personalizar, diferenciar e caracterizar o seu produto.
Se você usar um cacau de Uganda ou um recheio à base de Amarula, poderá aproveitar um desenho com tons de laranja e marrom, que remeta à África, e agregar valor ao bombom. Sai do apenas decorativo.

FLAVIO FEDERICO é confeiteiro, dono da Flavio Federico Dolci e fornece doces para restaurantes, bufês e eventos



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