São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Em Berlim, garçons cegos são atração de novo restaurante

CAROLINA VILA-NOVA
DE BERLIM

Restaurantes que oferecem uma "explosão dos sentidos" com uma refeição totalmente às escuras viraram febre ao redor do mundo.
Em Berlim, o Unsicht-bar (unsicht-bar.com) inovou na proposta ao empregar garçons cegos para guiar os clientes na mesa.
"A decisão de empregar cegos é dar a eles uma chance de trabalho. São mais adequados para mostrar como é comer no escuro", diz a gerente, Ute Benedick.
O restaurante emprega quatro pessoas na cozinha, duas na recepção e cinco garçons. Apenas estes últimos são cegos ou possuem algum tipo de deficiência visual severa. Cada um atende, em média, por noite, 25 clientes.
"Sinto-me útil ao ajudar as pessoas a terem, na experiência do escuro, outra percepção do mundo", diz Hedi, o garçom tunisiano.
Ainda no lobby, o cliente escolhe sua refeição. São cinco variações: vegetariano, peixes, carne ou o menu surpresa. Os valores são altos para os padrões berlinenses: variam de 39,50 a 59,50, (R$ 86 a 130) sem bebidas.
Os pratos são descritos em termos misteriosos. Uma das sobremesas é "cheia de paixão, a mulher de amarelo convida as frutas em maravilhosas vestes vermelhas" (era musse de maracujá com calda de frutas vermelhas).
O garçom senta o convidado na sala escura e explica como os objetos estão dispostos: prato, talheres, copos, a cestinha de pão.
Por questões de segurança, o cliente não pode deixar a mesa nem para ir ao toalete sem a ajuda do garçom.


Texto Anterior: Cardápio em braile
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.