São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

troca-troca

Difíceis de achar no mercado, ingredientes que aparecem em livros estrangeiros de receitas podem ser substituídos

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O livro daquele chef gringo da TV está comprado, mas sempre tem um ingrediente difícil do qual a moça do mercado nunca ouviu falar.
O drama da receita impossível é queixa recorrente de quem vai cozinhar pratos típicos de outros países.
Sandra Espilotro, da Globo, diz que a editora não tem autorização para retirar receitas das edições. Já Janice Florido, da Larousse, prefere não publicar livros que contenham itens complicados em mais de 15% dos pratos.
Empórios gourmet costumam oferecer vários dos itens que aparecem nas receitas de chefs como Nigella Lawson e Jamie Oliver. Mesmo assim, há ingredientes que não chegam ao país.
Esse é o caso do "buttermilk", um derivado da nata do leite com manteiga usado no preparo de doces. Procurado todos os dias na Casa Santa Luzia, o produto não tem fornecedor no Brasil.
Por sorte, dá para fazer um similar caseiro do "buttermilk" com leite, creme de leite e iogurte. Para produtos como o leite evaporado usado nos doces argentinos, no entanto, não há jeitinho brasileiro. A solução é aceitar que a globalização veio pela metade e fazer brigadeiro.

FOLHA.com
Veja mais ingredientes, substituições e receitas, como a do "buttermilk"
folha.com/co917260


Texto Anterior: Fogo alto - Rodrigo Oliveira: Eu, tu, eles...
Próximo Texto: Onde encontrar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.