São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro reúne relatos curiosos da gastronomia

'O Ganso Marisco' traz contos sobre a ceia do Titanic e temas da cozinha judaica

LUIZA FECAROTTA

DE SÃO PAULO

Breno Lerner, autor de "O Ganso Marisco", que será lançado hoje, faz dessa obra uma reunião do que garimpou na história da alimentação em seus anos de boa mesa.
Apoiado em pesquisa, Lerner se debruça sobre contos -que podem ser lidos aqui e acolá- que trazem relatos curiosos e receitas antigas.
Ele mostra como é romântico o mundo dos sabores, como a história dos ingredientes, pratos e afins é envolvida por lendas que são insistentemente transmitidas no correr dos tempos.
Recupera a obra de Eça de Queirós por meio da comida -as tradicionais refeições portuguesas. Dedica um conto aos artistas hollywoodianos, outro aos mantimentos levados nas navegações que saíam da Espanha.
Se apoia em histórias da cozinha judaica aos montes: conta sobre a revolta da carne casher em 1902, a predileção dos judeus da Europa pela carne de ganso (e o que diabos é o ganso marisco), a presença indispensável do gefiltefish nas festas.
Passeia por assuntos mais pop -a última ceia do Titanic, com uma sequência infindável de pratos.
Mas exagera em maneirismos, como a repetição à exaustão do formato "voltando ao assunto blá-blá-blá", e, às vezes, deixa os relatos tão breves, que ficam superficiais.

O GANSO MARISCO
AUTOR Breno Lerner
QUANTO R$ 35 (232 págs.)
EDITORA Melhoramentos
LANÇAMENTO hoje, às 18h30, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, em SP


Texto Anterior: + Em conta: Feijão Brasil na Brasa serve churrasco à moda gaúcha
Próximo Texto: Lançamento: Livro 'Bebo, Logo Existo' é guia de filósofo para o vinho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.