São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cupins, infiltração e ferrugem são principais problemas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A frequência da manutenção do telhado independe do material usado em sua estrutura -madeira ou metal. Os problemas de um e de outro e os sinais para identificá-los, porém, são bem diferentes.
"Em telhados de madeira, o que acontece mais frequentemente são as infiltrações e o cupim", explica Umberto Russo Neto, sócio da Portal do Telhado, que faz manutenção. "Se há vazamento, o madeiramento começa a apodrecer e vai perdendo a sua força", descreve.
Um dos sinais de infiltração de água no telhado é a presença de manchas na madeira.
Outro problema que compromete esse tipo de estrutura são os cupins. O aposentado Francisco Oliveira gastou mais de R$ 3.000 para eliminar os que infestavam o seu telhado.
"Ficaria mais caro trocar [as peças de madeira], achei melhor só cuidar. Agora tenho que monitorar sempre", conta.
Um indício da presença desses insetos é achar pó de madeira em outras estruturas da casa -como batentes- e pequenos orifícios em móveis.
"Quanto mais macia for a madeira, como angico-preto, mais provável será que cupins a ataquem", pontua o engenheiro Roberto Massuru Watanabe.
O arquiteto Marcus Lima, professor do curso de arquitetura da Universidade Anhembi Morumbi, sugere a aplicação de tinta plástica como proteção contra a praga.
"Acaba sendo um bom isolamento e pode dar um resultado interessante, dependendo da cor escolhida", argumenta.
A carga que os telhados de madeira carregam a mais nesta época também representa perigo. "Com as chuvas, as telhas chegam a pesar três vezes mais do que quando estão secas, o que significa um sobrepeso para a estrutura", diz Watanabe. Subidas ao telhado nessas condições são muito arriscadas.

Metálicas
Estruturas de metal pedem outros cuidados. O professor de engenharia civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Kurt Amann destaca o problema da corrosão desse material.
"Para que a estrutura se mantenha sempre em ordem, vale verificar como está a pintura, se ela não apresenta sinais de ferrugem", ensina.
É importante checar principalmente os locais em que ficam porcas e outros sistemas de fixação. Outra dica é raspar musgos que apareçam nas barras metálicas. (MD)


Texto Anterior: Teto firme
Próximo Texto: Telhas têm opções de material
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.