UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESGOTO E LUZ

Economia e leveza marcam as novidades

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dois produtos que ajudam a manter a casa limpa e outro que facilita o manuseio e a ampliação do sistema de luzes devem começar a ser vendidos no ano que vem.
O engenheiro Henrique Uesugi, que desenvolveu modelos de pingadeiras e de tampas para caixas de esgoto e de gordura em plástico reforçado com fibra de vidro, estuda colocar as peças no mercado no segundo semestre de 2004.
Esse material ganha em leveza de seus concorrentes tradicionais na obra: o concreto que compõe as tampas e as chapas metálicas das pingadeiras.
"As peças podem ter várias opções de cores, e por isso não destoam do projeto estético da casa", ressalta Uesugi.
A tampa para caixa de esgoto e gordura já virá preparada para receber o revestimento. De acordo com Uesugi, apesar de pesar cerca de 14,4 kg, com as placas de cerâmica (contra cerca de 50 kg de um modelo em concreto nas mesmas proporções), oferece boa resistência e suporta a passagem de veículos de grande porte.

Luz
Por enquanto, os relês de impulso da Finder Componentes circulam apenas em distribuidores especializados, mas a empresa planeja ganhar o grande varejo, de acordo com seu diretor comercial, José Juarez Guerra, 48.
Do tamanho de uma embalagem de fósforos, a peça é instalada na caixa da lâmpada ou do interruptor, e o sistema usa menor quantidade de fios.
"Economizamos 30% de material em um prédio da construtora Paranhos", conta Guerra. "É possível fazer ampliações usando dois fios e agregar uma central que comande todo o acionamento de luzes da casa."
Com o relê, em um mesmo botão é possível criar diferentes cenários de luz, de acordo com o número de toques que se dá.


Texto Anterior: Precaução: Problema na obra pode ser a gota d'água
Próximo Texto: Parte elétrica precisa de folga
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.