São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

área verde 25ª Expoflora

Paisagistas privilegiam manutenção relaxante

Expoflora mostra novidades para a primavera até o dia 24 de setembro

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como casar a necessidade de dedicar mais tempo à contemplação e ao relaxamento com praticidade, rapidez e economia exigidas no cotidiano?
Responder a essa pergunta foi o desafio de arquitetos, paisagistas e decoradores que criaram 19 ambientes para a 25ª Expoflora. O evento vai até 24 de setembro em Holambra (125 km a noroeste de São Paulo).
Foram usadas plantas e flores que, sem custar muito (veja exemplos ao lado -as espécies expostas nos ambientes são vendidas na feira), facilitam o trabalho de quem cuida delas.
A paisagista Rosana Negreiros mostra como aproveitar a varanda ou um quarto de empregada como espaço de lazer com manutenção facilitada.
Em uma bancada com plantas floridas, Negreiros usou cactáceas, "que não precisam ser irrigadas com freqüência".
"Misturei-as com espécies que alternam cores e texturas diferentes o ano todo, como violeta, crisântemo e azaléia", diz. ""É uma área para jardinagem ou trabalhos manuais de madeira e cerâmica."
Diminuir o tempo de cuidar para aumentar o de desfrutar também foi a preocupação da arquiteta e paisagista Tânia Pirola. Ela usou "murta, de flores brancas e cheirosas, que não necessita de muitos cuidados."

Aconchego fora de casa
No quintal, a designer e paisagista Miriam Milani Menuzzo misturou o moderno e o rústico com diferentes espécies de vegetação.
"Usei vidro, madeira de demolição e plantas não-sazonais de fácil manutenção, que não derrubam folhas na piscina, como pata-de-elefante e bromélia imperial. Elas não precisam ser substituídas com freqüência."
Menuzzo, que privilegiou também espécies para arranjos em interiores, como antúrio e copo-de-leite, reforça que as pessoas não têm muito dinheiro para gastar com o jardim nem tempo para cuidar dele.


25ª EXPOFLORA
Onde: Holambra (SP), rodovia Campinas - Mogi-Mirim, km 141
Quando: até 24/9, das 9h às 19h
Quanto: R$ 20 (crianças de até cinco anos não pagam)
Informações: 0/xx/19/3802-1421 ou pelo e-mail reservas@expoflora.com.br



Texto Anterior: Telhado vivo: Quem Faz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.