São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

área verde

Plantas ganham espaço subindo paredes

Painel de fibra vegetal delimita com charme o jardim das sacadas, mas exige cuidado para evitar infiltração

DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para contornar a falta de espaço no chão em sacadas de apartamentos, as plantas escalam a parede. Mas meios-vasos (modelo com a parte traseira achatada) ou xaxins não são fixados diretamente na alvenaria. O jardim vertical ganha charme delimitado por painéis.
A tendência são as placas de fibra de coco ou de bananeira, mas também é possível usar treliças de madeira ou metal. "As fibras são resistentes à umidade", diz a arquiteta paisagista Francine Sakata, 33.
A fixação é feita com buchas ou ganchos, que devem ficar invisíveis. Para evitar infiltrações provocadas pela água das regas, deixe um vão de dois centímetros entre a parede e o painel. Um forro plástico sob ele também ajuda a impedir manchas de umidade nas paredes.
"O painel pode ser arrematado com uma moldura de metal ou de acrílico", sugere a arquiteta paisagista Karla Lopez, 28, da Cenário Paisagismo.
Já quem quiser uma opção diferente de jardim vertical pode esculpir nichos na parede para instalar os vasos ou os xaxins. Eles também podem ir mais alto, sustentados por pendentes de cobre ou alumínio presos ao teto.

Trepadeiras
Além de definir o pano de fundo, é preciso escolher espécies leves, de folhagem perene e que se adaptem às condições de uma sacada -excesso de vento e oferta irregular de luz. As indicadas são bromélias, orquídeas, suculentas e trepadeiras de pequeno porte.
Dentre as últimas, a africana é resistente ao vento. Outras opções são lágrima-de-cristo, unha-de-gato e sete-léguas. "Mas evite a primavera, espaçosa e espinhenta, que vai atrapalhar a circulação", recomenda a professora do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Marcella Ocke, 34.

Rega
A rega deve obedecer à sede das plantas. Toque o substrato -terra ou xaxim- para avaliar a umidade e evite excesso, que favorece a ação de fungos.
"Tire as plantas para a rega, preservando a parede, e não dispense os pratinhos dos vasos para a água não respingar no chão", recomenda o engenheiro agrônomo do Tatuapé Garden Jader Andrade, 35.


Texto Anterior: Manual previne desastres
Próximo Texto: Onde encontrar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.