São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

BOAS-VINDAS AO TRABALHO

Acomodação deve seguir normas técnicas

Além dos móveis, instalações elétricas e condições de iluminação e ventilação precisam ser ergonômicas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Trabalho acomodado em cadeiras de cozinha ou em um quarto escuro e mal arejado pode resultar em dores e mau rendimento no final do mês.
Uma boa solução é seguir as regras de ergonomia da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no projeto do escritório doméstico.
A bancada deve ter de 76 cm a 78 cm de altura. E o modelo de cadeira precisa dispor de rodízios, cinco pontos de sustentação, altura ajustável, apoio para os braços e encosto com altura acima de 35 cm.
A distância entre os olhos e a tela do computador deve ser de 40 cm a 60 cm.
Tão importante quanto as especificações técnicas do mobiliário são as condições de luminosidade e de circulação de ar.
Dê preferência a cômodos com boa entrada de luz natural -que só não pode estar na direção contrária à da tela do computador, para evitar reflexos.
Se não houver outra posição para a mesa, a arquiteta Lilian Morel aconselha o uso de persianas que amenizem os raios solares e promovam isolamentos térmico e acústico.
Tapetes também reduzem ruídos, mas sua manutenção tem de ser fácil. "Modelos que podem ser limpos apenas com o aspirador são os mais indicados", sugere Morel, que no escritório de sua casa usa um tapete de sisal com lã.

Instalações elétricas
O aumento de tomadas para atender aos equipamentos eletrônicos pode exigir obras.
Fios atravessando ambientes representam riscos de acidentes, e plugues do tipo benjamim, de curtos-circuitos.
Quando a fiação não estiver embutida na parede, rodapés com espaço para fios são uma boa saída.
"O teletrabalho dá flexibilidade de horário e de local, mas deve seguir todas condições de um emprego normal com conforto e segurança", lembra Joselma Pinto Oliveira, coordenadora do projeto de teletrabalho do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
A empresa desenvolveu um roteiro de projetos de escritórios domésticos baseado em normas da ABNT para orientar seus empregados que trabalham em casa. (CC)


Texto Anterior: Boas-vindas ao trabalho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.