São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

TECNOLOGIA

Exposição em SP reúne avanços acionáveis por celular ou computador

Mostra revela que o futuro da casa está por um clique

NATHALIA BARBOZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A casa da gente sempre refletiu mais as condições momentâneas possíveis de abrigo que os sonhos da humanidade. Agora, os tripulantes do século 21 podem experimentar um tostão do futuro.
Demonstrar na prática a capacidade dos melhores equipamentos para automação residencial foi o objetivo das mais de 80 empresas envolvidas no projeto Casa Inteligente, atração até ontem do Salão de Inovação Tecnológica, realizado no Expo Center Norte.
A experiência, vivenciada pela reportagem da Folha -que dormiu uma noite no local-, impressiona. A casa representa uma conquista em termos de conforto, praticidade e segurança.
Já há, por exemplo, um software que permite planejar e acionar da rua, via celular ou internet, a música e a iluminação da casa. Outro programa impede a entrada de pessoas estranhas ao cadastro do sistema biométrico (que reconhece a íris ou as impressões digitais).
Tudo na Casa Inteligente é administrado virtualmente pelo morador. O controle central fica a cargo do sistema IHC (Inteligence House Control), que gerencia à distância até o controle remoto.
A casa também revela uma preocupação ecológica, expressa pelo projeto, que economiza pelo menos 30% de energia elétrica, e pela reciclagem da água da chuva.

Chegada ao mercado
Portas, janelas, cortinas e toldos são movimentados conforme a intensidade de luz desejada ou num comando único dado pela voz do próprio morador.
A automação também administra os sistemas de áudio e vídeo da casa e as luzes, que podem ser programadas para várias funções, tais como períodos do dia, festas e exibições no "home theater".
O evento mostrou também aplicativos da operadora de telefonia BCP. Eles conectam o usuário à central de automação doméstica e acionam os equipamentos por senha. Essa novidade estará no mercado em três meses.
No "home theater", há o Infoway Media Station, produto-conceito da Itautec Philco. Ainda sem previsão de entrada no mercado, reúne, em um só aparelho, DVD, toca-CDs, controle da TV, acesso à internet e ao computador.
Todos os outros recursos já são acessíveis. É o caso do sistema Beam de aspiração central de pó, do grupo Electrolux. Consiste em uma rede de tubos instalada no interior das paredes (em cima de forros ou sob o piso) que transporta a sujeira para um único aparelho a partir de tomadas em pontos estratégicos da casa.
Há também a cama instalada na suíte master, que embala o sono do usuário com a função massageadora e levanta e abaixa a cabeceira e a parte inferior conforme o gosto do cliente. O preço é que é de dar pesadelo: R$ 11 mil.



Texto Anterior: Onde encontrar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.