São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado com o barulho delineia prédio curitibano

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O isolamento acústico eficiente é realidade para os moradores do edifício Obra-Prima, em Curitiba. "Dos 85 dB (decibéis) produzidos pelos ônibus na frente do prédio, apenas 45 penetram no edifício com janelas fechadas", diz o engenheiro Sérgio Newton, 42, gerente do empreendimento.
O projeto foi executado por um pool de 27 empresas de construção civil a um custo apenas 15% superior ao de mercado e serviu como um grande laboratório até ser entregue, no final de 2000.
A redução do barulho foi conseguida graças a medidas como a instalação de esquadrias de PVC com vidro duplo nas janelas e o revestimento da casa de máquinas com uma camada dupla de manta de borracha, que impede a passagem de vibrações pelas estruturas.
Além disso, as portas têm vedações de borracha, e o piso recebeu uma camada amortecedora à base de partículas de pneu moído unidas por uma resina especial. Nas paredes, o projeto acústico se rendeu ao gesso acartonado recheado com lã de vidro.
No teto, os moradores tiveram a opção de instalar dispersores acústicos, que apresentam as mesmas propriedades físicas em todas as direções e distribuem o som pelos cômodos uniformemente. (NB)


Texto Anterior: Dry wall isola som tanto quanto alvenaria
Próximo Texto: Panorâmica - Liquidação: Cinerama oferece descontos de até 50%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.