São Paulo, domingo, 05 de julho de 2009

Próximo Texto | Índice

Incolor, inodora e potável

Necessidade de adotar filtros e purificadores é reduzida com manutenção adequada da rede hidráulica da moradia

Yellowj/Shutterstock
Especialistas afirmam que, se a água é tratada, um filtro comum já é suficiente para purificá-la

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se, desde escovar os dentes de manhã até fazer o chá antes de dormir, você precisa da água, é natural preocupar-se com sua qualidade -daí a proliferação de filtros e purificadores em vários pontos da casa, desde a saída da caixa-d'água até o chuveiro. Mas será que tantos aparelhos são mesmo necessários?
"Se a água é tratada, não é preciso purificá-la tanto assim", afirma Maria Scorsafava, pesquisadora do Instituto Adolfo Lutz. Segundo ela, "um filtro comum, com carvão ativado, já está de bom tamanho, inclusive para cloro".
Os fabricantes vendem, com os filtros, "a retenção de partículas de barro ou ferrugem", diz Antônio Carlos Camargo, diretor dos Purificadores Europa. Mas a água da concessionária tem todos esses "aditivos"?
"O produto que entregamos é de qualidade. O problema está na falta de manutenção da tubulação e da caixa-d'água", afirma Ronaldo Gonçalves, coordenador do Programa de Uso Racional da Água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
No caso de purificadores, o argumento de venda passa pela redução do cloro, mas essa questão deve ser filtrada. "A água deve ficar clorada contra micro-organismos", frisa Jorge Giroldo, professor do curso de engenharia civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
Preocupada com a alergia do filho, a empresária Vitoriah Cury, 50, instalou um filtro no chuveiro: "Por ter rinite, para ele é melhor tomar banho em uma água sem muito cloro".
Porém, segundo Cristina Kokron, alergista e imunologista do Hospital Israelita Albert Einstein, a necessidade dessa medida é pontual. "O cloro da água do chuveiro não é um grande problema para quem tem rinite, já que a concentração é muito baixa", explica.
"Pode fazer mal a quem tem intolerância específica ao cloro, algo raríssimo. A água do chuveiro não vai piorar a rinite."

Certificado
A busca do consumidor por informações foi a gota d'água para que, a partir de abril de 2010, filtros e purificadores estejam obrigatoriamente em conformidade com a norma NBR 14.908/04.
"Vinham dúvidas pela ouvidoria do Inmetro", diz Alfredo Lobo, diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
"Análise do Instituto Adolfo Lutz mostrou que muitos não filtravam nem purificavam a água", fala. Os aparelhos devem reter 95% das partículas sólidas e reduzir o nível de cloro. "Os fabricantes que não se adequarem poderão ser multados."


Próximo Texto: Conservação da rede hidráulica mantém padrão da água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.