São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

Selo qualifica vidro seguro

Certificação do Inmetro para tipo temperado será obrigatória a partir de outubro de 2008

Renato Stockler/Folha Imagem
Stella e Patrick brincam em sala com divisória de vidro


DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Discreto em sua transparência, o vidro chegou pela janela e ocupou portas, divisórias, paredes e móveis, graças a sua leveza, durabilidade, facilidade de limpeza e, principalmente, à segurança do tipo temperado.
Obrigatório -por norma técnica- em boxes, portas sem caixilhos e móveis instalados a até 0,95 m do piso, o vidro temperado é cinco vezes mais resistente a impactos que o comum. Quando quebra, estilhaça-se em pedacinhos -e não em peças grandes e cortantes.
Agora, vai ficar ainda mais resistente. De acordo com a portaria 121 do Inmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), de 30 de março deste ano, fabricantes e importadores terão de se adequar à norma técnica 14.698/ 2001, sobre a fabricação do vidro temperado.
A certificação, antes voluntária, torna-se obrigatória: o vidro deve passar por testes de empenamento (deformação na superfície), fragmentação, resistência a choques mecânicos e térmicos, entre outros.
"Apesar de ser um vidro de segurança, o temperado não deve se quebrar facilmente", diz Silvio Carvalho, 31, coordenador de normalização técnica da Andiv (Associação Nacional de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos).
"Avalia-se desde o produto até a gestão de qualidade do processo de fabricação", completa o gerente de avaliação de conformidade do Inmetro, Gustavo Küster, 38.
O prazo para adequação é outubro de 2008 -depois, produtos não-conformes serão retirados do mercado por fiscais do Inmetro.
Vidros conformes recebem o selo Inmetro. Uma lista de empresas e produtos já certificados está no site www.inmetro.gov.br/qualidade/prodcompulsorios.asp.

Contra acidentes
Vidro temperado e crianças convivem em harmonia em um apartamento projetado pela arquiteta Patricia Martinez, 30.
"O vidro integra os ambientes, mas os proprietários ponderaram que os filhos iriam andar de bicicleta ali", conta.
Para evitar acidentes, as divisórias de vidro temperado têm espessura entre 8 mm e 10 mm.


Próximo Texto: Principais vidros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.