São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLOSET EM ABERTO

Praticidade aumenta com o uso de acessórios

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Apesar de o closet ser o mesmo em definição -um pequeno cômodo que abriga vestimentas e pertences-, o ambiente tem recebido acessórios para atender a demandas cada vez mais específicas.
O uso de aglomerados de madeira, como MDP e MDF, contribui para a existência de diferentes espessuras de estantes e prateleiras, explica Rosmar Stedile, 51, diretor da fabricante Bontempo. "Há a possibilidade de ir de 1,8 cm a 3,8 cm."
Além do maior número de alternativas para as estruturas dos armários, há várias outras inovações para quem quer gastar um pouco mais.
"Dá para colocar LEDs [diodos condutores que emitem luz] dentro do closet que se acendem quando a porta abre. Essa luz não estraga os tecidos", argumenta José Bonetti, diretor de projeto da Kitchens.
Outros opcionais são cabideiros deslizantes e separadores de cabide. "Puxa-se o cabide como uma gaveta. Assim, ele chega mais próximo da pessoa, facilitando a escolha da roupa", explica Bonetti.
"Os separadores não permitem que os cabides fiquem muito próximos, dando aquele ar de bagunça", complementa.
Para a estudante Roberta Lamacie, 19, a idéia do closet é ajudar na organização sem perder nada em decoração -nem em espaço.
Com uma largura de 4,5 mm -a mesma das prateleiras-, as portas do armário são levemente espelhadas.
"Quando abro a porta e a luz interna se acende, o armário parece de vidro. Mas, fechado, é um espelho", conta.
Lamacie optou por um modelo modulado. "Ele vai crescendo aos poucos", diz.
Para Ana Fidalgo, professora do curso técnico de design de interiores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), há truques que podem ser usados para ampliar o espaço de um closet diminuto.
"Uma possibilidade é colocar portas grandes de correr no armário. Uma porta maior, no lugar de duas pequenas, dá idéia de conforto", aponta. (MD)


Texto Anterior: Closet em aberto
Próximo Texto: Espaçosos têm quarto de vestir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.