São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

tinta fresca

Verniz correto aumenta durabilidade do móvel

Em ambientes externos, peças de madeira pedem reaplicação periódica de protetor

CRISTIANE CAPUCHINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Móveis de madeira requerem atenção no uso e na manutenção para que tenham a durabilidade que se espera deles. Cuidados como a reaplicação periódica do verniz e o uso do produto certo evitam problemas com infiltração e marcas no material.
A madeira desprotegida tem poros abertos, mancha com facilidade e está vulnerável a ataques de cupins e à umidade, por isso deve ser selada com material químico. Os produtos mais comuns são verniz e "stain".
"Stains" e vernizes têm resinas sintéticas em suas fórmulas. Mas no "stain" existem óleos naturais que aumentam a penetração do produto e o tornam mais eficiente na proteção contra a umidade, explica Eginaldo Franzão, gerente de marketing da fabricante Majestic.
Ambos podem ser aplicados em portas, janelas, móveis e outros objetos de madeira. "Há diferença no tipo de acabamento pretendido. Os "stains", que são sempre foscos, não formam filme sobre a madeira, o que resulta em um aspecto mais natural e rústico", descreve Franzão.
"Os vernizes formam uma película semitransparente e, nas versões brilhante e acetinada, dão um acabamento mais sofisticado."
No caso do verniz, o mais comum é o uso de seladora para preparar a madeira.
Em móveis da parte interna da casa, não é necessária a aplicação periódica de verniz -os produtos à venda no mercado dão garantia de dois a oito anos. Usar lustra-móveis já assegura a limpeza e a manutenção da madeira.
A reaplicação do verniz deverá ser feita apenas em caso de manchas, trincas ou desgaste do acabamento.
Portas, mesas e cadeiras em área descoberta pedem acabamento de alta proteção, como "stain" ou verniz com filtro solar.
"Para móveis externos, a partir do primeiro ano recomendamos uma nova aplicação do "stain'", diz Fernando Barbosa da Silva, marceneiro-chefe da Madeira de Terra, que trabalha com material de demolição.

Aplicação
Antes da aplicação de seladora, verniz ou "stain", deve-se lixar a madeira para que pequenas farpas sejam eliminadas e o acabamento fique uniforme. Se a superfície já tem acabamento, é preciso lixar até remover todas as camadas anteriores e chegar à madeira original.
A madeira deve ser polida com lixa 220, sempre no sentido longitudinal da fibra. Para facilitar o polimento, uma dica é enrolar a lixa em um pedaço de madeira.
Na hora em que for aplicar o produto, comece sempre pelos cantos, com um pincel de cerdas macias, mesmo quando usar rolo. Espere secar para aplicar a segunda camada. Entre as demãos, é importante lixar levemente com lixa 320.


Texto Anterior: De fábrica: Preço chega a triplicar com acabamento e adereços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.