São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007

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SUTIS DIFERENÇAS

Mudança de cor afeta tintas e cerâmicas

Compra em saldão pode acentuar incompatibilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Além das divergências dimensionais, outra variação que pode causar brigas no relacionamento entre o projeto e a execução da obra acontece nas cores das cerâmicas.
A decoradora Adriana Fontana, 39, diz já ter percebido uma "sutil diferença" entre revestimentos de piso e de parede da mesma cor e feitos pelo mesmo fabricante: "As composições das cerâmicas são diferentes porque as resistências das peças também diferem".
E, quanto mais natural o material de construção, maior a possibilidade de variações de tonalidade. O mármore, por exemplo, pode ter os veios mais ou menos evidentes. Se o cliente quiser uniformidade, deverá especificar no pedido.
E comprar os produtos em saldões de lojas de materiais de construção pode sair caro. Um cliente da arquiteta Ana Cristina Quitete, 45, perdeu mais de 30% da compra porque as peças de mármore crema marfil não eram selecionadas.
"Os veios estavam muito evidentes, e ele queria um resultado uniforme", conta.
A madeira ao natural também costuma apresentar variações de desenhos e tonalidades -essas diferenças são mais difíceis de encontrar nas folhas compostas industrializadas.
Adriana Fontana diz que é comum o consumidor se espantar com a diferença entre a madeira que recebe e a que viu no showroom. "As peças [no mostruário] sofrem efeito do tempo, ficam queimadas, com aspecto amarelado", descreve.
Para evitar sustos, a tonalidade das tábuas deve ser especificada no contrato de compra e é bom verificá-las na entrega.
Tintas feitas no sistema em que o cliente escolhe a cor e a mistura é feita na hora podem apresentar variação tonal.
Segundo a arquiteta Karen Pisacane, isso acontece principalmente quando o comprador escolhe fabricantes diferentes a cada compra. "O vendedor fala que a cor vai ficar igualzinha à da outra marca, mas é difícil dar certo", conta.

Iluminação diferente
Outra interferência na cor da tinta é a iluminação da loja, que dificilmente é a mesma do local a ser pintado.
Para quem quer precisão, o arquiteto George Hochheimer sugere testar na própria parede. Compre uma lata de um quarto ou menos e aplique numa faixa de 1 m2.
Mas, antes de comprar a lata de teste, uma última dica. Como, na parede, a tinta costuma ficar mais escura que no catálogo, Adriana Fontana sugere comprar uma numeração acima da escolhida, que equivale a um tom mais claro.
(DÉBORA FANTINI)


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