São Paulo, domingo, 08 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tinta fresca

Vigilância do dono garante boa pintura

Serviço bem-feito começa com contrato detalhado; fabricantes tiram dúvidas sobre produto por telefone

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Marcos Antônio Arruda fiscaliza a pintura de seu apartamento


DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

As camadas de tinta nova na parede de sua casa podem ocultar um serviço malfeito, só revelado quando a pintura descasca ou o orçamento dobra.
"O maior problema é o desperdício de material. Os pintores não usam a lixa até gastá-la totalmente, querem uma novinha para lixar mais rápido", exemplifica o empresário Adriano Romeu, 37, que hoje pinta ele mesmo as paredes internas de sua casa.
Quem não quer se aventurar pela bricolagem pode evitar problemas firmando um contrato detalhado de prestação de serviço e monitorando o trabalho do pintor.
A vigilância evita que o profissional troque as cores, como aconteceu na fachada da empresa de Marcos Antônio dos Santos Arruda, 35. "Pintaram de preto o que era para ser laranja", conta Arruda, que tenta acompanhar atentamente a reforma de seu apartamento para impedir dores de cabeça.
No contrato, além do orçamento e do prazo de execução, devem constar outros serviços sob responsabilidade do pintor, como remoção da tinta velha, tratamento de fissuras e proteção de chão, móveis, rodapés, esquadrias e fechaduras -que devem ser cobertos com plástico e fita crepe.

Parede preparada
A preparação da parede é fundamental para uma boa pintura. Infiltração, mofo e ferrugem devem ser tratados antes da aplicação da tinta para não comprometer a aderência do produto à superfície.
"A impermeabilização deve ser feita por empresa especializada. Já o mofo pode ser tratado pelo pintor mesmo, com uma solução de água e cloro [2:1]. A superfície deve ser lavada até a mancha amarelar", sugere a consultora de cores e de pintura Bethy Branco, 47.
Para tratar a ferrugem em superfícies metálicas, "deve-se lixar até eliminar a oxidação e só depois aplicar o zarcão [óxido salino de chumbo], conforme indicações do rótulo", adverte Valter Bispo, 40, coordenador de produtos da fabricante de tintas Eucatex.
O bom lixamento é determinante no acabamento. A superfície deve ficar homogênea, sem relevos. Um truque para verificar imperfeições consiste em observar a parede lateralmente contra a luz de uma lanterna ou de uma luminária.
Retirar todo o pó resultante do lixamento com um pano úmido não é mero capricho. Pó, graxa, gordura e outros resíduos de sujeira dificultam a aderência da tinta, e a pintura pode acabar descascando.
"A poeira tem de ser eliminada do ambiente, senão volta para a parede com o primeiro ventinho", orienta a consultora Bethy Branco.
O selador acrílico aplicado sobre a massa-corrida ajuda a homogeneizar a superfície e a economizar tinta.
"Se esse produto não for usado, poderá ser preciso gastar mais tinta para fazer o nivelamento, e o selador é mais barato", afirma o gerente de serviços e de assistência técnica da Sherwin-Williams, José Humberto de Souza, 42.

Mistura da tinta
A preparação da tinta deve seguir as regras de diluição do fabricante -em caso de dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor (veja telefones ao lado).
Inclua na lista de materiais de construção um medidor usado em culinária para tornar a tarefa mais precisa.
Para misturar a tinta ao solvente, o ideal é usar uma espátula -instrumentos cilíndricos dificultam a homogeneização, ensina José Carlos Cintrão, 55, consultor técnico da Solventex.
Segundo fabricantes de tinta, o rolo ideal para aplicação de tinta acrílica -usada em paredes- é o de lã para epóxi, que tem pêlos curtos, embora os preferidos dos pintores sejam os modelos com pêlos mais longos -que absorvem mais tinta e diminuem o vaivém da lata para a parede.
O rolo que "bebe" mais tinta também facilita respingos. Em caso de acidente, o pintor deve imediatamente remover a tinta com água e detergente, sem raspar nem usar instrumentos ou produtos corrosivos.

SERVIÇO

Eucatex
0800-172100
www.eucatex.com.br

Sherwin-Williams
0800-7024037
www.sherwinwilliams.com.br

Solventex
0800-559088
www.solventex.com.br

Suvinil
0800-117558
www.suvinil.com.br



Texto Anterior: Churrasqueira de primeira
Próximo Texto: Contrato deve especificar serviços além da pintura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.