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São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

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Lençóis que Vera Fischer usou na novela "Laços de Família" abriram caminho para a venda de cenários televisivos

Após os atores, vendedores entram em cena

Fernando Moraes/Folha Imagem
Depois de tentativa malsucedida, o projetista Fernando Victorino diz que não compra mais pela TV


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Os lençóis de Vera Fischer, o colchão do "Big Brother" ou um quadro da novela "Mulheres Apaixonadas". A decoração do mundo fictício da TV vira sonho de consumo do público e fonte de renda do comércio virtual.
A produção de novelas e programas se esmera na escolha do cenário. Expostas em horário nobre e em rede nacional, algumas peças viram moda. Pensando nisso, a Rede Globo e o canal Shop Time criaram a Globo Shopping, empresa que comercializa tudo o que não é de carne e osso na TV.
Na novela das oito, "Mulheres Apaixonadas", de Manoel Carlos, os personagens Helena (Cristiane Torloni) e Téo (Tony Ramos), embora ricos, são simples.
"Para o casal, optamos por um desenho "made in Brasil", que homenageia os arquitetos e pintores brasileiros contemporâneos", conta o cenógrafo da novela, Mario Monteiro.
É exatamente nessa hora que a produção do Shop Time entra em cena. "Nossa equipe participa das reuniões de produção das novelas para discutir o que cada personagem terá em sua casa. Eles traçam o perfil. A partir disso, apresentamos alguns objetos de decoração. Cabe à Globo a decisão do que vai ser utilizado", diz Carlito Camargo, diretor de produto e programação do Shop Time.

Aumento de vendas
A iniciativa de estreitar esse relacionamento deve-se à novela "Laços de Família" (2000). Naquela ocasião, o quarto da personagem Helena, vivida pela atriz Vera Fischer, era a atração.
O jogo de lençol exposto em sua cama era o campeão de telefonemas e passou a ser vendido no canal Shop Time. Em "Mulheres Apaixonadas", o novo objeto de desejo são as peças que decoram o apartamento da personagem Lorena (Suzana Vieira), especialmente um quadro de Bali.
Além das novelas, no "reality show" "Big Brother Brasil" havia produtos do Shop Time, como o forno redondo Grill Aroma e o limpador a vapor Vaporettino.
Outra empresa que aproveitou o "BBB" foi a Americanflex. Na última semana do "reality show", a fabricante de colchões inseriu merchandising no programa. Segundo Jane Jardini, 38, diretora de marketing da empresa, houve crescimento nas vendas.
"Sentimos uma mudança significativa pós-"BBB". A credibilidade do programa e do veículo de comunicação influenciou diretamente as vendas e resultou em cerca de 30% de aumento. Hoje, os consumidores finais pedem: "Eu quero aquele colchão do Big Brother'", conta Jardini.
Os "reality shows" ajudaram a alavancar outro produto: a banheira de ofurô. A loja Ofurô de Madeira ganhou novos clientes depois de "Big Brother Brasil" e "Casa dos Artistas", conta Paulo Campos, proprietário da loja.
O proprietário da empresa Will Arte, que produz as tinas, discorda de que o aumento das vendas se deva à influência desses programas. "Meu cliente não é massificado", analisa o arquiteto Wilson Will Alves, 52.

Tamanho
Peças como ofurôs exigem espaços grandes e devem ser instaladas de preferência no jardim, compondo o cenário paisagístico. Além disso, a parte técnica deve ter atenção redobrada. No caso das banheiras de ofurô, a água merece um tratamento especial para evitar a proliferação de fungos e bactérias na madeira.
Outro item importante é a localização dentro do jardim. A tina deve estar em lugar arejado e com luminosidade adequada. (EM)


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