São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

SUA REFORMA

Textura externa pede limpeza semestral

"Tenho dúvidas sobre a utilização de massa texturizada na fachada de minha residência. Já observei muitas aplicações em que o acúmulo de pó e de sujeira era visível. Por isso gostaria de saber qual é a durabilidade desse tipo de acabamento e se é necessário realizar limpeza com jato de água periodicamente."
Carmem Luiza Teixeira
São Paulo, SP

 

Resposta
Segundo José Humberto de Souza, da Sherwin-Williams, quando aplicada a fachadas, a textura (feita com substâncias que repelem a água) tem a mesma resistência a chuvas que a tinta acrílica, indicada para exteriores.
"Com a poluição, a sujeira fica impregnada em suas reentrâncias, mas é possível limpar a superfície com jato de água, e não é necessário escová-la", explica.
Para Souza, é recomendável fazer a limpeza a cada seis meses. A textura dura, no mínimo, três anos, mas pode ser pintada se o objetivo for realçar a cor.
"Um cuidado deve ser observado: muitos usam a textura para sanar infiltrações, mas ela não é adequada para esse fim. Nesses casos, deve-se tratar a superfície com as soluções impermeabilizantes mais indicadas", diz.
Segundo Eder Pereira da Silva, coordenador de assistência técnica da Suvinil (0800-117558), o produto resiste bem a esse tipo de lavagem. "Quanto menor a rugosidade, menor é o acúmulo de sujeira", completa.

José Humberto de Souza é supervisor de atendimento ao consumidor da Sherwin-Williams (0800-554037).

Cartas para a seção "Sua Reforma" devem conter nome, idade, profissão, telefone, cidade e Estado do leitor, além de uma planta do terreno ou do ambiente, informando as medidas e a localização de portas e janelas, um texto explicando o que pretende fazer no local e fotos. Envie para Folha de S.Paulo, caderno Construção, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP.


Texto Anterior: Panorâmica - Fehab: Feira em SP discute casas de baixo custo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.