São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

Projeto e instalação se casam para bom funcionamento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A instalação da porta também requer atenção. Um dos problemas mais comuns, só perceptível na colocação, é o nivelamento errado do piso e do teto, que são as estruturas da casa onde a porta vai ser fixada.
Edson Ichiro Sasazaki, diretor comercial da fabricante Sasazaki, lembra que é preciso observar, na hora da compra, se as medidas padronizadas da porta se encaixam no projeto. Pode ser necessário um modelo feito sob encomenda, que, em média, custa 30% mais.
Há casos em que um projeto errado vem "de fábrica". Ao comprar seu apartamento, a bancária Adriana Machado percebeu que algumas portas originais, tradicionais, não podiam ser abertas simultaneamente -uma batia na outra.
"Optei pela sugestão da arquiteta Cristina Amaral, de portas de correr sobre trilhos suspensos para quartos, cozinha e área de serviço", diz.
A profissional chama a atenção para a otimização dos espaços nos ambientes: mesas e armários substituem áreas "mortas", que eram ocupadas pelas portas ao se abrirem.
"É melhor pagar mais por modelos com trilhos. As portas camarão começam a apresentar defeito nas ferragens com pouco tempo de uso. Não suportam o abre e fecha, principalmente de crianças." (RM)

Texto Anterior: Material e acabamento definem cara e preço da porta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.