São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Sombra e casa fresca

Persianas, tecidos leves, plantas e ventiladores são opções ao ar-condicionado

Marcelo Justo/Folha Imagem
A arquiteta Karina Afonso escolheu um ventilador de teto com design para embelezar, além de refrescar, a sala

CRISTIANE CAPUCHINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O verão à vista -com início em 22 de dezembro- anuncia a necessidade de refrescar a casa. Para combater o calor, nem é preciso ter ar-condicionado.
Cortinas, persianas e toldos, por exemplo, são bons artifícios para barrar o aquecimento do ambiente. "Uma proteção contra a luz é muito importante nesta época do ano", afirma a arquiteta Brunete Fraccaroli.
O objetivo é deixar entrar a luz natural, mas usar sombreamento nos horários mais quentes. "Das 10h às 14h, a incidência solar é muito maior e esquenta demais o ar interno", explica a arquiteta Eleonora Zioni, da Kahn do Brasil.
Evitar o acúmulo de calor interno reduz a necessidade de itens como ar-condicionado.
Foi o que fez a arquiteta Karina Afonso, 30, em seu apartamento no Alto da Lapa (zona oeste). Após fechar a varanda com vidros, ela instalou persianas translúcidas. "Usei uma persiana de seda, que fica charmosa e dá privacidade", explica.
As opções são muitas. Cortinas com xale e "voile" são mais leves e românticas. Persianas de bambu e do tipo "silhouette" -com lâminas de abertura ajustável- permitem a entrada de luz apenas pelas frestas.
"A escolha tem de estar de acordo com o espaço", diz o arquiteto Artur Proença. "Onde há forte incidência de sol e móveis próximos ao vão, é mais aconselhável [persiana] rolô."
Há modelos translúcidos e os chamados "blackout", ideais para locais em que se quer pouca luz, como "home theaters".
Dentro de casa, os tipos de tecido também fazem diferença no balanço térmico. Em sofás, almofadas e roupas de cama, por exemplo, algodão cru, seda, cetim e fibras naturais em cores claras reduzem a impressão de calor. Tapetes de sisal substituem carpetes nos quartos.
Outro toque que melhora o conforto térmico são plantas dentro ou fora de casa. Elas fazem sombra, podendo cobrir uma varanda em pergolado, e aumentam a umidade do ar.
Vasos em beirais das janelas, varandas ou dentro da sala dão uma sensação de frescor à casa.

Elétricos
Se, apesar dessas medidas, ainda é difícil aturar a estação, ventiladores e circuladores de ar são poderosas ferramentas.
"Ventiladores convencionais são indicados para combater o calor e para usuários que gostam de vento direto", pontua Adriano Toledo, gerente de produtos da Arno. "Já os circuladores de ar são para quem prefere ventilação indireta."
Aliar a utilidade e a estética é o ideal. Na hora de escolher um ventilador de teto para sua sala, Karina Afonso investiu em um modelo com design sofisticado para embelezar o local, além de refrescar o ambiente nos dias em que decide usar a churrasqueira do apartamento.


Próximo Texto: Projetar tamanho e posição das aberturas é primeiro passo para amenizar o aquecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.