São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ventiladores obedecem a nova norma

DA REPORTAGEM LOCAL

Em agosto deste ano, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualizou as regras para a fabricação de ventiladores. Além de incorporar dados sobre aparelhos de teto, a nova norma é mais rígida quanto à segurança do usuário.
"Tomamos como base a norma européia para eletrodomésticos e aparelhos domésticos", especifica Paulo Stivalli, membro da comissão responsável pela norma 11.829.
As alterações dão conta da redução do vão nas grades de proteção para que o usuário não entre em contato com a hélice em funcionamento; da proteção contra choques e defeitos elétricos; e de sistemas de segurança contra funcionamento anormal, entre outros itens.
Os produtos à venda já devem atender às novas regras, que entraram em vigor em setembro.
O consumidor de ventiladores de teto tem outra ferramenta na hora da compra. Desde 2007, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) etiqueta esses equipamentos conforme sua eficiência energética.
A Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) categoriza os aparelhos de A a E, conforme o consumo energético, sendo A a melhor categoria. (CRISTIANE CAPUCHINHO)


Texto Anterior: Projetar tamanho e posição das aberturas é primeiro passo para amenizar o aquecimento
Próximo Texto: Refresco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.