São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004

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Novidades priorizam aproveitamento dos espaços e equipamentos "inteligentes" para tornar o ambiente um ponto de encontro

Cozinha ganha fornada de lançamentos

FREE-LANCE PARA FOLHA

Foi-se o tempo em que avental de cozinheiro era uniforme de empregado. Munido do acessório e de "ares" de gourmet, o dono da casa quer cada vez mais caprichar na cozinha para receber os amigos enquanto prepara a comida.
A necessidade foi percebida pela indústria, que passou a investir mais no ambiente. Por causa dessa crescente popularidade, a Feicon reservou espaço especial para as cozinhas neste ano.
"Hoje a cozinha é o lugar em que as pessoas ficam, e isso exige que os projetos também mudem, sejam mais arrojados, com armários inteligentes", conta a decoradora Vera Teixeira, 51.
Essa tecnologia inclui divisórias para utensílios, portas e gavetas com amortecedores para retardar o fechamento, aproveitamento de espaços dos cantos com aramados giratórios e debaixo da pia, com gavetões, além de gavetas que abrem totalmente, sem que se inclinem para baixo com o peso.
"Armários planejados e instalados começam em R$ 10 mil e chegam a R$ 50 mil", calcula o engenheiro Luiz Feriotti, 51, um dos franqueados da loja Florense (no Jardim Anália Franco).
Para economizar, a arquiteta Fernanda Dabbur, 30, indica a montagem da cozinha feita por um marceneiro. "Mas, nesse caso, tem de ter um arquiteto, senão nunca sai como a pessoa quer."
Em um projeto feito por ela, com copa e cozinha unidas em um espaço de 20 m2, os armários custaram por volta de R$ 11 mil. "Saíram como os de uma loja de primeira linha, que cobraria até R$ 20 mil pelo mesmo serviço."

"High-tech"
Os fabricantes de eletrodomésticos não querem ficar para trás. Coifas com comando de voz e fogões com válvula de segurança que corta o gás automaticamente caso a chama se apague são algumas das inovações nos eletrodomésticos da Bosch.
"Quanto ao design, os acabamentos são em inox", diz Mauro Ávila Correia, 30, gerente de marketing de produtos da empresa.
Já a Multibrás (marcas Cônsul e Brastemp) lançou um refrigerador com botões especiais, como o "férias", que baixa a potência e o consumo, e o "fast freezing", que faz o aparelho congelar alimentos mais rapidamente.

Na feira
Metais, armários e coifas são os principais acessórios que estarão à mostra nos estandes da feira.
De acordo com Alexandre Serai, 39, diretor comercial da Tuboar, o principal produto lançado pela empresa se destaca pelo poder de exaustão. "As coifas variam de 600 m3 a 1.900 m3 de vazão por hora", explica. A fábrica vai levar para a feira um modelo com potência de 1.900 m3 (R$ 2.430).
Há acessórios que podem estar na coifa, como painel digital, timer e iluminação com dimmer. A Cata do Brasil mostra uma com os atrativos e 1.100 m3 de vazão. O equipamento custa R$ 5.480.


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