São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

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Praticidade da grama sintética ganha adeptos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma grama que não precisa de sol, água e poda; que não fica sujeita a pragas e que não amarela no inverno. É o apelo da grama sintética, feita de polipropileno ou de polietileno.
Segundo Marcelo Bührer, 37, gerente da empresa de gramados sintéticos Sport Grass, facilidades como as acima fazem com que o produto ganhe adeptos entre os paisagistas. Para o gerente, o aumento foi de cerca de 30% no último ano.
Paulo Sérgio Gonçalves, gerente de vendas da multinacional Forbex, confirma que o setor tem crescido nos últimos três anos. Para ele, isso se deve à confiança de alguns paisagistas e da prática de esportes como o golfe. "Não dá trabalho como a natural e é esteticamente agradável o ano todo."
E foi a estética que incentivou a Forbex a lançar a grama em outras cores (amarelo, azul, branco e terracota).

Colocação
A grama sintética é muito semelhante a um carpete: é rapidamente (100 m2 por dia) instalada sobre concreto, cerâmica ou laje. Vem em forma de manta, e os cortes e emendas são ajustados no local. "Mas acompanha as imperfeições da superfície e não dispensa um dreno", alerta Bührer.
Para fins decorativos, as fibras costumam ser mais baixas que as usadas nos campos de futebol (de dez a 20 milímetros, no primeiro, e acima disso, no segundo). Os preços variam: de R$ 39 a R$ 49 o m2 colocado.
Mas o consumidor deve ter atenção à qualidade do tratamento contra os raios ultravioletas, que provocam a descoloração das fibras.
O entrave, afirma Gonçalves, está na falta de qualidade do produto nacional. Além disso, a especialização da mão-de-obra também é essencial. "O cliente não gosta de fabricante que não se responsabiliza pela instalação do produto." (NB)


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