São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Fechamento compromete segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos parágrafos incluídos na NBR 14.718 deixa claro que só seus parâmetros não são suficientes para a segurança no fechamento da varanda.
"Em caso de fechamento de varandas envolvendo guarda-corpos, esse conjunto [guarda-corpos mais elemento de fechamento] deve atender a esta norma e à NBR 10.821 [Caixilhos para Edificações - Janelas, em fase inicial de revisão], sendo o projeto e o desempenho do conjunto de responsabilidade do fornecedor do fechamento", diz a última versão do texto.
Segundo Antonio Cardoso, da comissão de revisão, o perigo maior é fazer o fechamento com uma janela sobre o guarda-corpo.
"Ele pode não suportar a pressão e essa estrutura extra pode se desprender", afirma. Segundo Cardoso, enquanto não há norma específica sobre fechamento, o ideal é que ele seja feito por dentro do gradil, a partir do chão.
"Nenhum guarda-corpo é concebido visando-se ao fechamento do terraço", diz Maurício Bianchi, do SindusCon-SP.
Se o fechamento é autorizado pela prefeitura, a empresa que vai executar o serviço deve ter responsável técnico -engenheiro, arquiteto ou técnico de edificações vinculado ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Em caso de acidente, o proprietário assume a responsabilidade solidariamente.


Texto Anterior: Achatamento do peitoril desagrada especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.