São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPERMEABILIZAÇÃO

Segundo especialistas, medidas para manter a construção seca custam de 1% a 1,5% do total da obra

Trabalho bem-feito dura até meio século

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma impermeabilização bem-feita dura de 20 a 50 anos, estimam técnicos e engenheiros especializados. A ausência de vazamentos durante décadas já é motivo suficiente para colocar a preocupação com a casa seca no orçamento da obra. E, se o morador levar em conta a relação custo-benefício, não terá dúvidas.
"Durante a construção, gasta-se de 1% a 1,5% na impermeabilização. Na recuperação, de 20% a 25%, fora os transtornos", calcula Alexandre Baumgart, diretor técnico e comercial da Otto Baumgart, fabricante de produtos impermeabilizantes. Segundo ele, prevenir é fácil, "mas exige um pouco de atenção".
E essa atenção deve aparecer já na hora da contratação da mão-de-obra e na leitura da legislação. De acordo com o Código Civil, a impermeabilização é obrigatória em todos os empreendimentos, e a construtora tem de dar cinco anos de garantia.
Mas a realidade é diferente. Jéfferson Gabriolli, coordenador técnico do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), afirma que menos da metade dos empreendimentos é impermeabilizada de maneira adequada.
As pequenas obras têm problemas mais críticos. Segundo Gabriolli, apenas um quinto dos construtores adotam medidas corretas contra futuros problemas causados pela umidade.

Vulnerabilidade
Quem está construindo a própria casa deve estar atento a todos os locais expostos à água. Gabriolli ensina que o próprio morador pode identificar os pontos vulneráveis da obra e ir a uma loja de produtos impermeabilizantes.
Lá, deve pedir ajuda especializada. Com o produto adequado na mão, há duas opções: ou o morador fiscaliza a aplicação feita por seu próprio pedreiro ou contrata um aplicador indicado pela loja. Em geral, os fabricantes dão suporte para uma utilização correta.
"A escolha e a colocação podem ser feitas por qualquer um, desde que a pessoa busque as informações disponíveis nos fabricantes ou em lojas especializadas", sugere o gerente técnico da Viapol, Marcos Storte.
A impermeabilização custa entre R$ 10 e R$ 25 por m2, com a mão-de-obra incluída, estima Lourenço Granato, engenheiro civil e diretor da Casa Seca Impermeabilizações. (FABIANA CIMIERI)


ONDE ENCONTRAR
Materiais impermeabilizantes: Citimati: 0800-165463
London: 0/xx/5563-8966
Fabricantes: Denver Global: 0/xx/11/4741-6000
Lwart Proasfar: 0800-124343
Otto Baumgart: 0/xx/11/6901-5522
Tintas Coral: 0800-117711
Viapol: 0/xx/5087-3400



Texto Anterior: Impermiabilização: Quem planta improviso colhe tempestade
Próximo Texto: Sua Reforma: Realinhamento de duas paredes resolve projeto para imóvel novo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.