São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Lavanderia enxuta

Espaço pequeno requer planejamento para alojar máquinas de lavar e de secar, tanque, armários e varais

Marcelo Justo/Folha Imagem
Érica Artuso precisou trocar a lavadora e secadora devido a um defeito de fabricação

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Poucos espaços mudaram tanto de 20 anos para cá quanto a lavanderia. Mais enxuta com o passar dos anos, ela hoje é planejada para ser usada principalmente pelos donos da casa -e não exclusivamente por seus empregados.
Mas, como sua área diminuiu muito, sobretudo em apartamentos novos, fica mais difícil deixar o cômodo bem equipado e funcional, levando-se em conta a quantidade de itens a serem alojados ali.
Para a arquiteta Fernanda Bortoluzzo, a metragem mínima do local deve ser de 1,5 m x 1,5 m. "Assim dá para colocar uma máquina de lavar e outra de secar, uma em cima da outra, um tanquinho e armários."
Existe ainda a alternativa de uma única máquina que reúna as funções de lavar e secar. Ao escolher o tanque, os tradicionais, de 50 cm de largura, podem ser substituídos por menores, de 40 cm. "Qualquer espacinho ganho já vale", pontua Bortoluzzo.
A arquiteta sugere a instalação de um armário vertical, para acomodar vassouras e rodos, e outro, com prateleiras, para panos e produtos de limpeza. "O ideal é que dê para guardar também aspirador de pó e tábua de passar roupa", diz.
Ainda pode ser necessário colocar varais, que requerem ventilação e iluminação adequadas.
Às vezes a falta de espaço leva à integração de áreas. A empresária Therezinha Lima Peres, 52, usou o quarto dos fundos do seu apartamento para aumentar a lavanderia.
"Há a parte de lavar, com um tanque, a máquina de lavar, dois cestos de roupa e a tábua de passar. No quarto estão os armários e as prateleiras. Não fica nada exposto", descreve.

Aparências
Responsável pelo projeto, o arquiteto Rômulo Russi lembra que o uso de revestimentos maiores -em vez de pastilhas, por exemplo- ajuda a "ampliar" o cômodo: "Se o local é pequeno, vale usar peças maiores para disfarçar o tamanho".
Revestimentos cerâmicos de cores claras são uma boa pedida, segundo Russi. "Branco, bege e gelo continuam sendo ótimas opções e ajudam na sensação de limpeza", avalia.
Para manter o "padrão de beleza" da cozinha, uma possibilidade é manter o mesmo tipo de revestimento aplicado nela.
"A lavanderia é vista como um prolongamento da cozinha, que é bem valorizada pelas famílias atualmente. Portanto deve ser igualmente bonita", aponta Antonio Cláudio Fonseca, professor do curso de arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.