São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERCEIRO SETOR

Arquitetos reformam quatro imóveis em SP

Creches e abrigos ganham vida nova e beneficiam 600 crianças

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Até 23 de novembro, estarão abertas as quatro casas reformadas pelo Projeto Casa da Criança, uma ação do Instituto Ayrton Senna com os arquitetos Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça.
As unidades são abrigos e creches para 600 crianças em São Paulo, situadas nos bairros de Belém (Centro do Belém), Paraisópolis (Recanto Primavera), Santana (Casa Abrigo Santana) e Saúde (Creche Santo Antonio).
Os imóveis foram reformados pelas construtoras Bratke Collet, Camargo Corrêa, Inpar, Método Engenharia e Novomarco.
Na Casa Abrigo Santana, só as paredes são originais. Telhados, pisos, portas, janelas, forros, instalações elétricas e hidráulicas foram reconstruídos. O Instituto Camargo Corrêa doou R$ 400 mil e se responsabilizou pelos 47 ambientes do abrigo, que mantém 60 crianças de 3 a 17 anos.
Segundo José Augusto Muller, consultor da construtora, "o abrigo se tornou um ambiente mais agradável e humano para um melhor atendimento às crianças".

Mundo infantil
Com capacidade para atender 130 crianças de 6 a 14 anos, o Recanto Primavera também foi totalmente reformado por cerca de 40 profissionais. A Método foi responsável pela primeira etapa da obra, que compreendeu a demolição, a construção de novas paredes, a execução das partes hidráulica e elétrica e da cobertura.
Mas, para dar vida ao local, 37 arquitetos da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) se mobilizaram para tornar os ambientes mais alegres, práticos e funcionais.
""O uso de materiais que remetem ao mundo infantil, de fácil manutenção e duráveis foi o que prevaleceu nas decorações", explica Eloise Amado, arquiteta e diretora da associação.
A paisagista Helena Justo, 29, responsável pelos jardins da Casa Abrigo Santana, conta que se preocupou com a funcionalidade de quem vai viver no local.
""Quero ensinar de que forma as crianças devem fazer a manutenção desses espaços, para que elas possam zelar por esse novo patrimônio que vão receber."
A paisagista diz que procurou usar vasos de parede -para tornar o ambiente das adolescentes mais romântico- e um mosaico em formato de notas musicais -para cumprir o tema do jardim do músico. (ROSANGELA DE MOURA)


Abrigo Santana: r. Dr. Zuquim, 1.020, Santana; Recanto Primavera: r. Dona Vitu Giorgi, 130, Paraisópolis; Centro do Belém: r. Limonita, 29, Belém, e Creche Santo Antonio: r. Fiação da Saúde, 425, Saúde. Ingressos: R$ 5.


Texto Anterior: Panorâmica - Curso: Loja ensina a modelar vidro como em Veneza
Próximo Texto: Sua Reforma: Casa construída em esquina perto da praia recebe piscina e sala em "L"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.