São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

área verde

Sensibilidade longa vida

Cercado de cuidados, o bonsai chega a durar mais de um século

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Sentimental eu sou", diria um bonsai, se pudesse falar. Afinal, a plantinha pede atenção constante -com muito mimo, vive centenas de anos.
"Precisa de sol, água, fertilizante e terra adequada", lista o engenheiro agrônomo Márcio Azevedo, da Bonsai Kai. Ele diz que o bonsai é mesmo dependente de cuidados o ano todo.
Carlota Dowsky, dona do Hospital de Plantas, comenta que a compleição frágil do bonsai é suscetível a pragas e doenças, que podem ser prevenidas.
"Troca constante de lugar e excesso de água podem provocar o surgimento de fungos. Os principais sintomas são mudança repentina na cor das folhas ou manchas nos galhos."
Dowsky orienta a adquirir o bonsai em lojas especializadas, pois ele costuma durar mais.
Para Renato Bocabello, consultor da Associação de Bonsai do Estado de São Paulo, espécies de origem tropical, como o ficus, que sobrevive em ambientes internos, são as melhores para um presente de Natal.
"É comum optar por pinheiro, mas ele pede muito sol, vento e terra especial."


Texto Anterior: Casa acessível: Facilidades incluem o básico e o sofisticado
Próximo Texto: 1 - Iluminação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.