São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Roseiras pedem corte no inverno

Poda precisa ser realizada para que rosas floresçam na primavera

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A temporada de inverno é o período propício para a poda das roseiras -o corte faz a planta florescer na primavera.
"Elas hibernam, como os ursos", compara a paisagista Vera Cortes, dona da Flores e Jardins Paisagismo.
A poda anual, chamada de radical ou drástica, começa após a véspera do Dia de São João (23 de junho) e vai até meados de agosto, segundo Arno Boettcher, rodólogo (especialista em rosas) e diretor da Roselândia.
Na forma arbustiva, a roseira pode alcançar, em média, de 1 m a 2 m de altura, que devem ser reduzidos a cerca de 30 cm.
"A pessoa fica com dó e não corta. Mas a poda tem de ser feita. A poda incita a floração. Se fizer nesta época, a roseira não morrerá", diz Boettcher.
Cortes reforça o ensinamento do rodólogo: "A planta é um ser vivo que precisa de nutrientes e qualidade de vida. Tem de podar sem pena e sem dó. Depois ela volta com força total".
A inclinação da tesoura, para a direita, para a esquerda ou reta, não interfere no resultado. "A melhor lua para o corte é a minguante", afirma Boettcher.
A paisagista diz trabalhar bastante com roseiras na versão trepadeira, que também devem passar pelo mesmo processo de corte. "Trepadeiras não dão rosas muito grandes, mas ficam ótimas em pergolados e em fachadas."

Cuidados
De acordo com Boettcher, uma vez feita a poda, a planta terá de ser adubada. Cortes conta que a cinza de lenha vem sendo bastante utilizada como adubo natural.
Contra pulgões, a dica do especialista é borrifar as roseiras com uma solução de um litro de água morna e duas colheres de sopa de sabão de coco em pó.
Vale lembrar que roseiras não gostam de muita água e preferem locais ventilados e ensolarados. Por isso, Boettcher afirma que a melhor hora para regá-las é ao meio-dia.

Poda semanal
O cuidado com a planta não se limita à poda radical. Semanalmente, é preciso fazer a poda de limpeza, para estimulá-la: tiram-se flores, folhas e galhos secos e velhos. Uma roseira saudável produz cerca de 200 flores ao ano.
Arno Boettcher faz hoje, às 14h30, em Roselândia, palestra gratuita sobre poda de roseiras, com duração aproximada de uma hora. (SILVIA DE MOURA)


SERVIÇO
Roselândia
Estrada da Roselândia, 2.500, bairro Roselândia, Cotia
Tel.: 0/xx/11/4616-2147
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; sábados, das 9h às 13h; domingos e feriados, das 11h às 16h30 (entrada franca)
www.roselandia.com.br

Flores e Jardins Paisagismo
Rua Vicente Machado, 2.012, bairro Batel, Curitiba
Tel.: 0/xx/41/3343-0660
www.floresejardins.com


Texto Anterior: Pisar em ovos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.