São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

PINTURA

Relatório mostra tintas econômicas fabricadas de acordo com normas técnicas A lista divulgada nesta semana pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) aponta oito linhas de tintas látex econômicas de cores claras que estão dentro dos padrões mínimos exigidos pelas normas técnicas.
As aprovadas são as que cumprem adequadamente os requisitos de capacidade de cobertura ("esconder" o fundo) de tinta seca e úmida e de resistência ao desgaste por atrito sem pasta abrasiva (em esfregadelas na limpeza, por exemplo).
Foram analisadas 42 amostras de tintas da linha econômica -16 de empresas participantes do Programa Setorial de Melhoria da Qualidade das Tintas Imobiliárias e 26 de outros fabricantes do mercado.
No primeiro relatório, divulgado em março de 2003, apenas 20% das marcas analisadas receberam aprovação. No atual, 75% das tintas revelaram-se em conformidade com as exigências de atributos mínimos.
As empresas que participam do programa de qualidade da Abrafati, cadastrado no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, ligado ao Ministério das Cidades, são: Coral, Dacar, Eucatex, Futura Tintas, Killing, Renner Sayerlack, Sherwin-Williams, Sunshine e Universo.


Texto Anterior: Sua reforma: Trincas em banheiras sinalizam vazamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.