São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PESQUISA

Usuários aprovam a solidez e a praticidade das paredes de gesso acartonado
Firmeza de peças suspensas e solidez das paredes, facilidade de acesso às instalações elétricas e hidráulicas, ausência de fissuras e de umidade. Essas são as principais características do gesso acartonado aprovadas pelos usuários do material.
É o que revela pesquisa inédita de pós-ocupação, encomendada pelo Sinduscon-SP (sindicato das construtoras) em parceria com a Abragesso (associação dos fabricantes de gesso).
A pesquisa colheu a opinião de 324 pessoas, entre usuários e administradores dos imóveis, de 16 edifícios da cidade de São Paulo (três comerciais, oito residenciais e cinco flats e hotéis), entregues entre 1994 e 2001.
Foram realizadas ainda inspeções técnicas, que avaliaram itens como acústica, segurança e impermeabilidade. Os clientes mais entusiasmados são os de edifícios comerciais -63% deles responderam que comprariam imóveis com "dry wall".
Dos oito prédios residenciais analisados, quatro foram aprovados por mais de 60% dos entrevistados (o nível de satisfação chegou a 100% em um deles). Nos demais, menos da metade disse que compraria imóveis equipados com o sistema.
O principal problema seria a falta de informação. Mas há insatisfação de usuários em relação ao nível de ruído (quando não há isolamento acústico) e com a fixação de objetos.
As entidades pretendem criar uma série de ações para aperfeiçoar a aplicação do "dry wall". A estratégia envolve produção de material didático e cursos para agentes do setor, incluindo profissionais de serviços de reparos e reformas. (NATHALIA BARBOZA, DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: Design: D&D reúne novos talentos em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.