São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Durabilidade dos adesivos depende de aplicação adequada

DA REPORTAGEM LOCAL

A vida útil do adesivo costuma ser longa, mas depende de cuidados na manutenção.
A limpeza deve ser feita com pano seco ou pouco úmido e sabão neutro. O movimento vai do centro para as bordas, para não levantar pontas em adesivos de recorte fino.
Impressões feitas em vinil precisam de maior atenção, pois a tinta não resiste a produtos químicos, e a limpeza úmida e o atrito podem borrá-la.
No caso do uso em paredes, é importante atentar para o tipo de tinta usada na pintura. Tintas laváveis têm maior resistência na hora de tirar o adesivo.
A superfície de aplicação tem que ser plana. Caso ela seja rugosa, o vinil poderá ser colado sobre um compensado para assegurar sua total aderência.
Uma espátula ou um pano seco são ferramentas úteis na hora da aplicação.
O recomendado é passá-los do centro até as bordas, retirando possíveis bolhas de ar. Ao final, se sobrar alguma bolha, ela poderá ser eliminada com um pequeno furo de agulha.

Localização
Na cozinha, os adesivos não devem ficar muito perto do fogão -a distância de segurança é de 50 cm. Em vidros ou espelhos no banheiro, têm de ficar na parte mais afastada da umidade para assegurar a adesão.
Se o adesivo é impresso, como em fotos, aplique um adesivo transparente sobre a impressão, para que produtos como álcool possam ser usados na limpeza. Vale ainda para casas com crianças, que costumam usar criatividade e canetas para arrematar os desenhos.
"Em locais em que bate sol, a vida é mais curta", pondera o arquiteto Luciano Imperatori. A tinta usada na impressão não resiste muito à incidência solar.

Remoção
A remoção dos adesivos deve ser cautelosa para não danificar a pintura da parede. O modo mais simples é direcionar o ar quente de um secador de cabelo sobre a ponta deles e puxá-la suavemente. O adesivo não poderá ser reutilizado, mas, após uma limpeza, a parede estará pronta para novos motivos.
(CRISTIANE CAPUCHINHO)


Texto Anterior: Grudado na parede
Próximo Texto: Contatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.