São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANTOS DE NATAL

Árvore, presépio e arranjos fazem a festa

Enfeites podem ser feitos de materiais simples, como plástico adesivo recortado ou chapa de MDF pintada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Falta de espaço não pode servir de desculpa para festejar sem presépio ou árvore de Natal -principalmente se houver criança entre os convidados.
É possível improvisar, em qualquer aparador, arranjos que lembrem o motivo da festa.
Um Menino Jesus na manjedoura faz as vezes de presépio, assim como uma minúscula árvore feita de qualquer material é suficiente para dar mais charme ao ambiente.
Uma idéia elegante é construir uma árvore com plástico adesivo -essa é a sugestão do arquiteto Rômulo Russi, professor do Senac-SP.
"Você recorta o modelo e o tamanho que quiser e cola na parede", descreve.
"No lugar de bolas, grude com fita dupla face miniporta-retratos com fotos da família ou de amigos que virão para a ceia. Arremate com um laço vermelho e dourado no topo."
Perto dela, uma caixa grande de papelão, forrada de chita, papel ou mesmo uma manta serve para guardar os presentes.
"Mas ponha num lugar estratégico, que não atrapalhe a circulação, lembrando ainda que essa será uma área muito visitada", reforça Russi.
O arquiteto Antonio Ferreira Júnior sugere outra árvore de parede, feita de chapa de MDF (espessura de 9 mm). Na placa, é riscado um cone, com círculos vazados para as bolas.
Recorte com serra tico-tico ou mande recortar -a loja Leroy Merlin, por exemplo, oferece esse serviço- e pinte o enfeite com tinta spray.
Depois é só colar na parede, usando fita dupla face. Com a mesma fita, podem-se colar dentro dos círculos vazados bolas de isopor coloridas.

Para as crianças
"Podem-se também comprar brinquedinhos de R$ 1,99 e convidar as crianças da festa para enfeitar a árvore na hora", sugere Ferreira Júnior.
Com crianças entre os convidados, valem algumas tradições. "Por isso, ainda que a árvore seja pequena ou simbólica, os presentes deverão ficar pertinho dela", lembra Ana Rezende Galeotti, professora de design de interiores da Universidade Anhembi Morumbi.
O presépio também é importante para o ritual dos que cantam ou rezam à meia-noite em volta do Menino Jesus -além de encantar as crianças.
O arquiteto e florista Vic Meirelles preparou em sua casa um cantinho exclusivo para o presépio. "Deixei um abajur especial iluminando o cenário. Mas nada muito grande, há apenas Maria, José e o Menino Jesus", explica.
(DENISE RIBEIRO)


Texto Anterior: Fumantes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.