São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Próximo Texto | Índice

Em panos quentes

Mantas, cortinas e revestimentos de cores vivas compõem ambientes para os dias de inverno

Marcelo Justo/Folha Imagem
Na sala de TV de Paula Balieiro, as almofadas receberam capas de chenile com estampa que combina com a do pufe; mantas ficam dentro de banqueta que serve de apoio à bandeja de chá

CRISTIANE CAPUCHINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Frio dentro de casa só no freezer ou na geladeira. Espaços de convivência devem ser confortáveis e aconchegantes também no inverno.
Alterações estruturais, como o uso de pisos de madeira, lareiras e aquecedores centrais, são excelentes pedidas; contudo, investimentos altos e tormentas de uma reforma podem esfriar o ânimo do morador.
Para quem não quer esquentar a cabeça com quebra-quebra, arquitetos e decoradores dão dicas para a criação de nichos de calor com alterações simples nos ambientes.
"Mudar a cor de uma parede, o tecido do sofá ou complementar a decoração com mantas e almofadas já melhora a sensação térmica", explica o arquiteto Renato Pavan.
Almofadas com tecidos como lã, chenile, algodão ou pele sintética e capas de assentos de cadeiras -de veludo, algodão ou seda, por exemplo- são adereços que podem ser usados e removidos facilmente nas salas de estar, de TV, de jantar e mesmo nos escritórios.
Cortinas, por sua vez, ajudam na vedação das janelas e barram a entrada do frio.
"No Brasil temos muita arquitetura com vidro, mas por ele passa tanto o frio como o calor", comenta a arquiteta Aclaene de Mello, que trabalha no Rio Grande do Sul e faz reformas com objetivos térmicos.
"Por isso é normal que nossas casas sejam frias no inverno e quentes no verão", lembra.
A sensação de acolhimento contribui para o conforto térmico. O emprego de lâmpadas incandescentes -luz amarela- em lugar das frias, ajuda a esquentar os ambientes, embora aumente o gasto com energia.

Cantinhos
Idealizar espaços de repouso e lugares preparados para receber amigos é uma boa sugestão para dias gelados.
No apartamento de Aloízio Ribeiro, 39, há um "ninho" em frente à lareira. O advogado, que saiu de Londrina (PR) há 12 anos, pediu a seu arquiteto que recriasse o ambiente de casa de serra encontrado na região sul do país.
A lareira, aliada ao uso de madeira no revestimento de piso e de paredes, fornece o aconchego desejado. A decoração pode ser ainda pontuada por mantas e almofadas.
O escritório tem as paredes preenchidas por estantes de livros, outro objeto interessante na decoração hibernal.
"As estantes fecham mais o ambiente e tornam o cômodo acolhedor", analisa o responsável pelo projeto, Antônio Ferreira Júnior.
Quadros são outro artifício para preencher paredes -espaços vazios dão impressão de um lugar frio. A seguir, conheça dica para a decoração de inverno de todos os cômodos.


Próximo Texto: Casa vira recanto de descanso e de lazer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.