São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

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Materiais e resíduos devem estar separados segundo o tipo

DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de resíduos na obra se inicia quando o terreno é preparado para montar o canteiro. "Na hora da demolição tem de começar o gerenciamento de resíduos. Há uma quantidade enorme deles nessa fase", afirma Élcio Carelli, diretor da empresa de gestão de resíduo Obra Limpa.
Batentes, portas, janelas, peças de cerâmica e porcelana podem ser reutilizados. A parte de alvenaria deve ser separada como entulho e ser destinada a um aterro que receba esse tipo de material. "50% dos resíduos são alvenaria", estima o professor Ubiraci Lemes de Souza.
"Se bem triturado, com marrete ou máquinas, o entulho pode preencher buracos na construção", aponta a arquiteta Juliana Gehlen, cujo mestrado na Universidade de Brasília foi sobre gestão de resíduos.
Madeira precisa ser separada em outro local e destinada para reciclagem. Amianto e gesso não devem ficar junto com a alvenaria, já que seu descarte pode ser tóxico. Para restos de tintas e solventes, em geral tóxicos e inflamáveis, o ideal é contatar o fornecedor e saber qual destino pode ser dado às sobras.

Estoque
A principal recomendação na hora de estocar os materiais é seguir as orientações do fabricante: altura máxima para pilhas, local de armazenamento, ambiente com ventilação etc.
Os materiais devem ficar próximos do ponto em que serão usados, para evitar o transporte dentro da construção.
"Em um canteiro limpo, perdem-se menos material e menos tempo. Obras com autogestão costumam ter o dobro da perda do que as com gestões profissionais", diz Souza. (CC)


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